Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Você consegue mudar! Mas você sabe mudar?

Luiz Guilherme Baldacci de Luiz Guilherme Baldacci
29 de julho de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Você consegue mudar! Mas você sabe mudar?

Inovações, transformações, ajustes, revisões, alterações. Vivemos um cenário de incertezas e possibilidades! A única certeza que temos é que uma coisa é permanente no mundo: a mudança! Podemos até concordar que a pandemia acelerou o processo de mudança, mas também temos que enxergar que as mudanças do mundo são cada vez mais rápidas e ágeis! A tecnologia e a globalização encurtaram distâncias, aceleraram a troca de informações e fizeram a sociedade entrar em um universo de mutação permanente.

Tudo está mudando. Como diria o cantor Lulu Santos na década de 80: “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia!” O famoso PDV (Ponto de Venda) físico terá que assumir novas formas e funções para se tornar um Ponto de Experiência, promovendo, constantemente, diferentes micro experiências nas lojas.

Transformar o seu negócio não é mais uma opção. É uma exigência! É uma condição para permanecer sobrevivendo no mercado. Vai sair na frente quem tiver a tradição de estar sempre inovando. O grande desafio é saber onde inovar. O que direciona suas mudanças? Se os direcionadores de suas inovações e transformações não forem pautados nos novos comportamentos do consumidor, você corre o risco de caminhar no sentido errado e se distanciar do mercado consumidor.

Vejamos o setor financeiro, especificamente no quesito meios de pagamento. O estudo Mastercard New Payments Index demonstrou que 77% dos brasileiros testaram uma nova forma de meio de pagamento no último ano. Há dois anos, quando escutei que na China não se utilizava mais cédulas de dinheiro e que mendigos recebiam esmolas por QR Code, fiquei assustado. Hoje, estou certo de que essas “novidades” já chegaram até nós. O volume de transações via Pix é um exemplo disso.

É interessante como essas transformações estão se democratizando. O acesso a essas novas tecnologias não está mais concentrado nas grandes e poderosas empresas. No caso do Pix, é comum encontrarmos pequenos empreendedores ou lojas do pequeno varejo se ajustando rapidamente e potencializando o sucesso das vendas.

Então, vamos lá. Hoje a capacidade de adaptação não está mais vinculada aos recursos financeiros e capacidade de investimento das empresas. Você e sua empresa estão cada vez mais dependentes da capacidade pessoal de adaptação ao meio. Darwin já defendia que a seleção natural estava diretamente ligada à capacidade de se adaptar ao meio em que se vive, promovendo mutações que trariam condições de sobrevivência maior. Você, seus pares, seus líderes e seus liderados têm alta capacidade de adaptação? São abertos à mudança? Você tem uma cultura de inovação ativa em seu negócio? Está aí a chave do sucesso da adaptação ao meio. Pessoas capazes de praticar ágeis e inteligentes mudanças.

Não adianta você olhar apenas para seu umbigo e reconhecer sua alta capacidade de adaptação! A sua força de adaptação é proporcional ao membro de seu time com a menor capacidade (e disposição) de mudança! Para tornar o desafio ainda maior, não basta agir de forma diferente, todos precisam garantir que a mudança é da forma de pensar. Assim, as empresas terão genuína e relevante competência de adaptação. Independentemente da velocidade com que o meio se transforme.

Como você está lidando com essa, cada vez maior, necessidade de se adaptar? Reflita sobre as seguintes perguntas:

  • Com qual frequência você busca conhecimento sobre o que as empresas têm feito para se transformar?
  • Você participa de grupos de networking para aumentar seu relacionamento?
  • Você incentiva sua equipe a participar de eventos para se atualizar e poder contribuir com novas visões para a operação da empresa?
  • Você faz pesquisas sobre o que está acontecendo no mercado consumidor para ter fundamentos para propor mudanças na empresa?
  • Você compartilha seu conhecimento com outras pessoas para ajudar pessoas a alcançarem o sucesso com maior facilidade?

Nossa experiência demonstra que sua capacidade de adaptação ao meio e de inovar em seu negócio está ligada à capacidade de desenvolver relacionamento e, principalmente, buscar atualização constante sobre o que está acontecendo no mercado. E, principalmente, de inspirar todos da sua equipe a terem essas mesmas competências.

Nota: A Friedman Powered by Gouvêa está lançando o Premier Friedman Club, visando a criação de uma comunidade de profissionais de varejo & consumo que trocam experiências e informações, gerando conhecimento e proporcionando maior capacidade de se adaptar às novas exigências do mercado consumidor. Se você quer saber mais sobre o Premier Friedman Club, clique aqui.

Luiz Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

StreamShop lança live commerce para o B2B e mira em novos setores

Próxima Postagem

O futuro do varejo é figital, combinação do físico e do digital

Luiz Guilherme Baldacci

Luiz Guilherme Baldacci

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. Baldacci possui mais de 25 anos de carreira focada no varejo e ampla vivência em gestão de operações em empresas de franchising e consultoria.

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
O futuro do varejo é figital, combinação do físico e do digital

O futuro do varejo é figital, combinação do físico e do digital

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.