Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Comércio pós-pandemia tem como chave a união empresarial

O tema foi um dos assuntos do V Fórum Nacional do Comércio organizado pela CNDL

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
29 de setembro de 2021
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Comércio pós-pandemia tem como chave a união empresarial

Assim como surgiram inseguranças quando a covid-19 apareceu, o cenário que vem pela frente ainda é marcado por incertezas. O comércio pós-pandemia foi um dos assuntos debatidos durante painel do V Fórum Nacional do Comércio, que ocorreu durante os dias 28 e 29 de setembro e foi organizado pela Confederação Nacional de Dirigentes lojistas (CNDL).

Um dos pontos debatidos foi como a chamada Sociedade 5.0 irá se comportar no Brasil. Esse conceito, criado no Japão, parte do princípio de que os talentos humanos precisam não só ser desenvolvidos para acompanhar a transformação tecnológica, como de que as pessoas precisam estar no centro da criação das tecnologias. Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da Mercado&Consumo, pontuou que o caso brasileiro no contexto mundial é muito particular.

Gouvêa destacou a importância de existir uma união do setor empresarial, especialmente em momentos como os que estamos vivendo e nos quais se carece de integrações entre representantes da sociedade, associações e entidades. “Talvez hoje, mais do que nunca, nós precisemos integrar o pensamento empresarial para pensar o Brasil que queremos e não apenas o Brasil que temos”, disse.

“O setor empresarial deveria se mobilizar para buscar a voz que, privilegiada pela visão global e comportamento pragmático, pudesse ajudar a construir um passaporte para o futuro, colocando o Brasil numa perspectiva mais global, levando em consideração tudo que podemos oferecer como nação”, completou Gouvêa.

No começo do mês de agosto, a Mercado&Consumo entrevistou Yoko Ishikura, especialista em Sociedade 5.0. Para conferir a entrevista, clique aqui.

Transformações duradouras

As transformações que surgiram como consequência da pandemia tendem a continuar presentes no comércio do Brasil. A aceleração do e-commerce, os novos meios de pagamentos digitais, a mudança nos habitos de consumo e a introdução do delivery no dia a dia são novos hábitos que se instalaram na sociedade.

“Hoje nós temos uma realidade em que o mundo digital está presente praticamente na vida de todas as pessoas, até as mais simples”, disse o deputado Domingos Sávio, do PSDB de Minas Gerais, que integra frentes parlamentares em defesa do setor. Ele complementou dizendo que é importante que o Congresso esteja atento a essa nova realidade.

Outra mudança importante pontuada por Gouvêa diz respeito ao surgimento dos Ecossistemas de Negócios e, consequentemente, à criação de uma nova realidade dentro do cenário brasileiro. Com esses modelos, que colocam o consumidor no centro de tudo, as empresas conseguem adquirir um grande volume de informações, aperfeiçoando o relacionamento com o consumidor. A partir daí, as organizações passam a ter uma capacidade de expansão de seus negócios.

“Isso talvez seja a essência das mais importantes transformações estruturais que o varejo e o comércio do Brasil estão passando nesse pós-pandemia. Mas isso transcende em muito a questão de mudanças no varejo”, disse. Ele completou afirmando que essa transformação atinge o setor financeiro e a logística.

Por fim, Marcos Gouvêa voltou a ressaltar a importância de as entidades e associações servirem ao setor que representam. “[É importante elas] se envolverem mais com produtos e serviços que facilitem e viabilizem a sobrevivência, o crescimento, a expansão, a profissionalização e a formalização dos setores de varejo e comércio.”

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Amazon lança robô que “vigia” a casa e ajuda em tarefas domésticas

Próxima Postagem

Cervejas da Ambev vão ficar mais caras a partir de sexta-feira

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice
ESG

Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

21 de maio de 2025
Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo
Varejo

Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

21 de maio de 2025
Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump
Tecnologia

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram
Economia

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Cervejas da Ambev vão ficar mais caras a partir de sexta-feira

Cervejas da Ambev vão ficar mais caras a partir de sexta-feira

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

21 de maio de 2025
Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.