Philips cortará 6 mil empregos até 2025 em busca de melhora de desempenho

Decisão vem após um leva de demissões em outras grandes empresas de tecnologia dos EUA

A Philips disse nesta segunda-feira, 30, que cortará 6 mil empregos até 2025, incluindo cerca de 3 mil este ano, como parte de um plano para melhorar o desempenho e impulsionar a criação de valor. A empresa holandesa de tecnologia da saúde, que disse em outubro que estava cortando 4 mil empregos, ou cerca de 5% de sua força de trabalho de 80 mil pessoas, afirmou nesta segunda que o modelo operacional simplificado a tornará mais ágil e competitiva, reduzindo os custos.

A companhia fez a divulgação, pois relatou um balanço com uma perda líquida para o quarto trimestre do ano passado em meio a custos mais altos, mas disse que viu algumas melhorias no período e que está tomando ações para enfrentar os desafios operacionais em um ambiente incerto.

A Philips registrou uma perda líquida atribuível aos acionistas de 106 milhões de euros (US$ 170,6 milhões) em comparação com um lucro de 157 milhões de euros no quarto trimestre de 2021 e uma perda de consenso compilada pela empresa de 16 milhões de euros.

A decisão vem após um leva de demissões em outras grandes empresas de tecnologia dos EUA, incluindo Microsoft, Amazon e Meta Platforms, que controla o Facebook.

Demissões em massa

A Microsoft anunciou nesta quarta, 18, a demissão de 10 mil funcionários em todo o mundo, 5% do quadro global de trabalhadores. Ainda não é possível saber como os cortes afetam a operação brasileira.

Em julho de 2022, a Microsoft já havia demitido cerca de 1,8 mil funcionários – equivalente a 1% da empresa. Em outubro, a companhia anunciou novas demissões, mas afirmou que manteria a contratação de profissionais em áreas estratégicas. Ainda assim, cerca de mil pessoas foram demitidas no processo.

Na primeira semana do ano, a Amazon anunciou o corte de 18 mil empregos. É o maior “lay-off” da história da companhia, que tem hoje 1,5 milhão de trabalhadores em todo o mundo.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist