De acordo com um balanço realizado pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico, no primeiro trimestre de 2023, cartão de crédito e Pix são, de longe, os meios de pagamento preferidos dos brasileiros para compras online: juntos, eles foram usados em 93,1% das transações efetivadas na plataforma.
Com uma diferença de aproximadamente quatro pontos percentuais, o cartão de crédito é líder na preferência dos usuários com 48,6% dos pedidos efetuados desta forma, mas seguido bem de perto pelo Pix, utilizado em 44,5% do total das vendas, reafirmando a tendência de uso desta modalidade. Já o pagamento em boleto representa apenas 6,17% das compras.
Essa percepção levantada pelo balanço da Shopee é comprovada pelo mercado. Em 2022, o Pix foi o meio de pagamento mais usado no Brasil, segundo levantamento da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), baseando-se em dados do BC (Banco Central) e da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).
Foram 24 bilhões de transações no ano e, em média, 66 milhões de operações diárias, superando as transações de cartão de débito, boleto, TED, DOC e cheques juntas, que totalizaram 20,9 bilhões.
Histórico do Pix
O Pix começou a funcionar no Brasil em novembro de 2020. Já no primeiro mês de funcionamento, o sistema ultrapassou as transações feitas com DOC. Em janeiro de 2021, superou as transações com TED. Em março do mesmo ano, passou na frente em número de transações feitas com boletos. Já no mês seguinte (maio), o Pix ultrapassou a soma de todos eles.
Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock