Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A jornada de renovação do foodservice vai além do gelo gourmet

Cristina Souza de Cristina Souza
30 de agosto de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
A jornada de renovação do foodservice vai além do gelo gourmet

Eu trabalho em foodservice desde 1997, quando me formei, e adoro ver a evolução das relações das pessoas com os alimentos e bebidas.

Uma pesquisa publicada em junho de 2021 pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig) mostrou que 55% da população brasileira tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas, sendo que 17,2% delas declararam aumento do consumo durante a pandemia de covid-19.

Junto com esse aumento de consumo se estabeleceu um movimento de sofisticação na forma de consumir drinks e a mixologia passou a ganhar espaço, ou melhor, ganhar importância para os consumidores, como ocorreu com a gastronomia no passado. Elementos como o copo perfeito, a combinação de ingredientes e, principalmente, o gelo adequado passam a ter valor adicional para os consumidores.

Gelo gourmet? Sim! Gelo que derrete mais lentamente. Gelo com formato especial segundo o tipo de drink. Gelo que recebe uma marca sinalizando a assinatura do bartender ou do bar e alguns que aprisionam ingredientes adicionais que, aos poucos, são incorporados às bebidas amplificando a experiência dos clientes.

Durante a pandemia, o setor de alimentação mostrou-se altamente preocupado sobre a volta dos clientes presencialmente e muitas questões foram debatidas: Por que investir em arquitetura se o cliente preferia o delivery? Por que investir em louças e apresentação se o cliente estava feliz em receber os produtos na caixinha em sua casa? Por que investir em um conjunto de elementos (produto, serviço, tecnologia) para compor uma experiência presencial se o cliente estava feliz em receber tudo na sua casa?

Nenhuma dessas afirmações se confirmou na totalidade. O cliente incorporou o delivery como hábito para atender sua necessidade de conveniência, porém, nunca esteve tão ávido por viver experiências completas em suas visitas a bares e restaurantes.

Em 2019, o consumo no delivery era de 9%; em 2020, de 20%; em 2021 foi de 21%. Em 2022 segue em queda, mas deve fechar o ano na casa dos 15% ou16%, segundo dados Mosaiclab para o Instituto Foodservice Brasil (IFB).

A jornada de renovação do setor tem sido espetacular. A retomada dos festivais, inauguração de novos restaurantes, inovação em ingredientes, harmonia entre o bar e a cozinha, tudo combinado para assegurar ao cliente o melhor. E ainda temos novos formatos em tamanho e fluxo operacional, tecnologias e, principalmente, uma mentalidade nova.

Dizemos aqui na Gouvêa Foodservice que o restaurante não é mais um restaurante. Ele  evoluiu e se tornou um hub para solucionar desejos e necessidades de alimentar, conviver e viver experiências.

Nesse espírito iremos apresentar as direções do Restaurante do Futuro na 7ª. Edição do Latam Retail Show que ocorrerá de 13 a 15 de setembro, no Expo Center Norte. Com acesso gratuito, uma operação viva e com a combinação de tecnologias que incluem desde a rastreabilidade de produto, atividades interativas, IOT a presença de um robô para o atendimento ao cliente.

O mercado mudou, vamos nos transformar!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Rock in Rio une marcas para campanha de conscientização de descarte correto

Próxima Postagem

AliExpress aposta na ampliação de vendedores locais para alavancar Black Friday e Single’s Day

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
AliExpress amplia vendedores locais para alavancar Black Friday e Single's Day

AliExpress aposta na ampliação de vendedores locais para alavancar Black Friday e Single's Day

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.