Feira de tecnologia e serviços para o varejo termina com recorde de público

Autocom 2023 mostrou soluções e equipamentos e contou com congresso

A 23ª edição da Autocom, maior feira de tecnologia e serviços para o varejo da América Latina, terminou nesta quinta-feira, 30, com recorde de visitantes, expositores e patrocinadores. Já no primeiro dia, a terça, 28, houve um crescimento de mais de 70% do público presente em relação ao mesmo período do ano passado, que já tinha sido maior do que o da edição anterior, em 2019.

“Foi de longe a maior edição da feira. O que a gente percebeu também foi uma melhoria significativa na qualidade do público. O próprio congresso, discutindo alguns temas mais em profundidade, acabou trazendo esse público de maior qualidade”, avaliou Paulo Eduardo Guimarães (conhecido como Peguim), presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (Afrac), responsável pela realização do evento.

Peguim destacou que mais de 96% de toda a cadeia de pagamentos do País, B2B e B2C, esteve presente na Autocom 2023. Executivos de mais de 84% das soluções B2C de controle de loja e estabelecimento estiveram no palco do congresso. “Quando conseguimos juntar todo o ecossistema, entregamos valor.”

Entre os destaques da Autocom 2023, estiveram um carrinho de compras inteligente que evita filas ao permitir o pagamento em um POS acoplado a ele; balanças que reconhecem o produto, mostram o valor e a ficha nutricional dele; tokens que possibilitam que a compra digital seja finalizada na loja física; totens de vários tamanhos e modelos que se adequam a qualquer tamanho de estabelecimento rodando com tecnologia Android, que barateia a implementação em mais de 30%; novos meios de pagamento eletrônicos, como o reconhecimento facial; além de softwares de gestão, hardwares e outras soluções que para facilitar e agilizar o dia a dia do varejo.

Pix e simplificação tributária

Além da área expositiva, a Autocom também contou com um congresso também realizado pela Afrac em parceria com a Gouvêa Experience para a curadoria de gestão e conteúdo. Um dos painelistas do primeiro dia de congresso foi Jacques Creyssel, presidente da FIRA – Federação das Associações Internacionais de Varejo, que abordou as principais tendências do setor e falou sobre a importância de uma política data driven quando se fala de relacionamento com o consumidor. O executivo também pontuou a utilização da tecnologia e a automação como molas propulsoras para a melhoria do desempenho em tempos de incerteza.

No segundo dia, Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Banco Central, falou sobre o tema “Pix: Impactos e agenda futura”. Ele explicou as próximas etapas do projeto, como Pix Saque e Pix Troco, e explicou que este é um produto que dá segurança às pessoas e que agrega valor para todos os agentes econômicos. “O objetivo é elevar o Pix à primeira opção de pagamento entre os clientes”, explicou o executivo.

No painel “O Pix e o Open Finance”, Brandt se reuniu com Karen Machado, Open Banking Executive Manager do Banco do Brasil, Marcos Cavagnoli, Open Banking Executive Manager do Itaú, e Felipe Soria, Payments & Innovation Manager do Mercado Pago. “O Open Finance é uma das maiores revoluções do setor financeiro dos últimos anos. Traz segurança, redução de custos e vantagem para o varejista”, disse Karen.

No encerramento do congresso, o fórum “Simplificação tributária e novas demandas para o avanço da automação no varejo” teve como participantes o senador Efrain Filho (União Brasil, PB), Fernando de Paula, presidente da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Valdeni Rodrigues, CEO da TecToy, e Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da Mercado&Consumo.

Os painelistas debateram uma proposta sobre simplificação tributária de autoria do senador. Ele comentou que o projeto vai além de simplesmente tratar de princípios e normas. “É relevante porque é um projeto construído em parceria com quem conhece o dia a dia da tecnologia de pagamentos. Nosso objetivo é desburocratizar para que o setor varejista se desenvolva ainda mais.”

Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist