Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como fazer uma comunicação eficaz nas redes de franquias

Redação de Redação
31 de julho de 2014
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 3 minutos

O processo de comunicação tem como premissa básica facilitar a interação entre as partes, gerando entendimento e modificando positivamente a relação entre elas. No franchising a comunicação ganha ainda mais importância, pois em uma rede os desafios de manter colaboradores e franqueados  bem informados torna-se maior.

Quando pensamos em redes que ocupam diferentes pontos geográficos no Brasil, essa dificuldade aumenta na proporção da necessidade de se manter as regras e diretrizes da marca conhecidas. Afinal, todos devem falar a mesma língua.

Diante das complexidades existentes na gestão de uma rede de franquias, quais seriam os passos para a franqueadora ter uma comunicação eficaz com sua rede? Sem dúvida, o primeiro deles é definir qual mensagem se deseja transmitir: quais assuntos são estratégicos, que tipos de informações precisam ser conhecidas por todos, quais as mensagens-chave a serem repassadas.

Essas definições ajudarão a franqueadora a estabelecer prioridades, eleger canais mais apropriados a cada tipo de conteúdo e criar periodicidades adequadas para compartilhar essas informações.

Mas quem irá coordenador todos esses processos?

O mais indicado é a que a própria franqueadora disponha de uma estrutura de comunicação e marketing capaz de atender essa demanda internamente, contando, sempre que necessário, com o apoio de fornecedores externos. Isso contribui para criar uma cultura de comunicação interna e facilita a comunicação com os franqueados na medida em que eles dispõem de um ponto focal para tirar dúvidas, fazer comentários e até propor ideias.

A partir da estruturação da área de comunicação e marketing e com a definição do escopo de informações que precisam ser replicadas à rede, sejam elas relacionadas ao negócio, à operação ou mesmo aos conteúdos de engajamento, o próximo passo é criar ou revitalizar os canais de comunicação da rede. Ferramentas como e-mails marketing, newsletters, intranet e Serviço de Apoio ao Franqueado (SAF) colaboram para democratizar a informação.

Contudo, mais do que passar uma mensagem, a franqueadora precisa ficar atenta para a efetividade de sua comunicação, criando formas de obter o feedback da rede, controlar os resultados e intervir, quando necessário, propondo mudanças nesses veículos.

Diferentemente das relações corporativas em que todos os públicos têm praticamente o mesmo peso em importância, no sistema de franchising o franqueado é o parceiro principal do franqueador e, dentro de seu papel na franquia, ele quer ser ouvido. Portanto, criar o diálogo constante é o melhor caminho para a sustentabilidade da comunicação e dos negócios.

Um canal de comunicação muito efetivo usado por diversas franqueadoras são os eventos internos, como comitês e convenções. Esse é um espaço em que as franqueadoras podem apresentar o balanço das atividades, as estratégias e os planos para o futuro da rede a curto, médio e longo prazo. Funciona bem como um mecanismo para compartilhar experiências, boas práticas da rede e aprendizados e proporcionar o relacionamento entre os próprios franqueados.

Vemos que as alternativas para se criar canais de comunicação eficazes com a rede são diversas. O franqueador precisa entender de que forma seus franqueados vão assimilar melhor cada informação reportada e, a partir daí, planejar estrategicamente como executar cada passo e fazer desse um dos principais pilares de sucesso da rede.

Por Lyana Bittencourt, especialista em franchising, sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT.

 

Postagem anterior

Custo afeta margens de restaurantes

Próxima Postagem

Eficiência e Produtividade já

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem

Eficiência e Produtividade já

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.