Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mindset digital no foodservice: o equilíbrio entre pessoas e tecnologias

Cristina Souza de Cristina Souza
31 de agosto de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
customer

Com o intuito de otimizar processos, aumentar a utilização de dados na tomada de decisão, desenvolver novos produtos ou acelerar vendas, a transformação digital passou a ser uma expressão comum aos elos da cadeia do foodservice.

Tecnologias que antes eram tidas como sofisticadas passaram a ser democratizadas e entendidas como necessárias.

Ainda no campo, por exemplo, agricultores controlam umidade do solo, previsão de chuvas, quantidade de substrato para o solo, mapeamento de animais vacinados com o uso da tecnologia e muito mais, ajudando na otimização de custos e potencialização de resultados.

A indústria, que sempre se esforçou para conhecer consumidores a partir de pesquisas, tem investido fortemente em Inteligência Artificial para capturar dados de consumo, opiniões em mídias sociais e estilo de vida dos seus clientes e, dessa forma, predizer mais do que produtos – soluções.

Quando vemos a profusão de produtos plant based, ela responde ao cruzamento de informações que indicam os desejos por um mundo mais sustentável. Certamente essa não é a única resposta, mas é uma delas.

Os elos da distribuição, sejam operadores logísticos, sejam distribuidores, lutam avidamente por maior previsibilidade para assegurar estoques e evitar rupturas no atendimento aos seus clientes.

O máximo desejo é ter informações just in time dos seus clientes, mas, como ainda não é possível, além de capturar dados a partir das suas plataformas de vendas, eles passam a buscar informações junto a startups sobre o perfil dos negócios de foodservice por região e culinária, entre outros aspectos.

Na ponta da cadeia existem os operadores, dos quais podemos destacar dois perfis distintos: as grandes redes, com um altíssimo poder de conhecimento dos seus clientes, especialmente as que possuem aplicativos próprios ou programas de fidelidade já amadurecidos; e os operadores independentes, que possuem uma gestão quase que dirigida por indústrias que têm grande peso em seu negócio ou, ainda, utilizam o feeling e soluções simplificadas para gerir.

Os operadores são o elo mais forte em termos de conexão com os clientes. Porém, com a pulverização existente e a fraca digitalização desse elo, abriu-se oportunidade para o crescimento dos aplicativos de delivery, que estruturaram o seu negócio de forma a conhecer o cliente com profundidade e, portanto, influenciar no seu consumo.

Os negócios menores necessitam do apoio das grandes associações e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) acena com um conceito chamado de “open delivery” que visa devolver aos bares e restaurantes o poder para conhecer mais sobre os seus clientes. A plataforma será lançada ainda em 2021 e tem o apoio de grandes players para assegurar o sucesso.

Esse novo mindset precisa ser disseminado com maior velocidade para mitigar todos os desafios vividos pelo setor no último ano e trazer de volta ao foodservice seu potencial de exponencialidade.

Pedidos digitais, pedidos por voz, atendimento robotizado, preparação com equipamentos controlados como computadores, tudo isso apoiará na maximização dos resultados. É preciso ter pessoas ainda mais engajadas e tecnicamente preparadas para que a tecnologia seja invisível aos olhos dos consumidores e a experiência seja maximizada.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Envato

Postagem anterior

iFood Mercado vê número de parceiros crescer 1.329% em um ano

Próxima Postagem

AliExpress e Shopee ampliam disputa pelo e-commerce no Brasil

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
E-commerce brasileiro corresponde a 11,6% do varejo nacional

AliExpress e Shopee ampliam disputa pelo e-commerce no Brasil

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.