Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Um conceito, mais resultados!

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
31 de dezembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Um conceito, mais resultados!

Muitas vezes as empresas se veem presas em uma entidade muito forte, que ao longo do tempo ganha robustez e se torna sólida a ponto de não permitir nenhuma nova abordagem ou inovação. Essa entidade pode ser traduzida como um jeito de ser ou uma cultura muito arraigada que faz com que as coisas sejam como sempre foram.

No entanto, o que temos visto é que essa mentalidade – se não por estratégia, mas pela pressão do mercado – tem sido quebrada por algumas iniciativas de empresas que têm se desafiado a fazer o novo, a desbravar novas abordagens.

Haja vista o que o cenário pandêmico nos mostrou. Empresas dependentes apenas do canal físico se viram obrigadas a desenvolver o digital. E as indústrias, por exemplo, que dependem de terceiros para a distribuição de seus produtos, também ficaram reféns do canal – o que fez muitas delas considerarem uma nova abordagem do mercado.

Temos visto o reflexo aqui mesmo, no Grupo Bittencourt. Muitas empresas têm nos procurado para desenvolver novos conceitos de negócios – que muitas vezes significam ingressar num novo mercado, desenvolver um novo canal de vendas ou, ainda, dar uma nova roupagem (sempre baseada em estudos completos e complexos e não apenas um novo design) para suas operações de varejo e franquias.

O desenvolvimento de conceito de um negócio passa por um olhar profundo para os objetivos estratégicos da companhia, pelo entendimento de quem é de fato seu consumidor e as características e comportamentos desse público, tudo fundamentado em dados e culminando com um conceito que traz uma proposta de valor alinhada com as necessidades do mercado e com a nova visão estratégica, cultura e liderança da empresa.

Muitas vezes o projeto exige uma ruptura com a cultura atual da empresa, sendo necessário um trabalho com envolvimento da alta gestão para implantação da nova cultura que corrobore com a visão de longo prazo e estratégia. Com a cultura inadequada não há projeto – por mais excelente que seja – que consiga ter êxito.

Sempre levamos em consideração uma série de aspectos para a construção desse novo modelo de negócio. O olhar para fora, para as tendências e para onde está indo o mercado em que o cliente está inserido é fundamental. Uma verdadeira oxigenação das lideranças para que novas iniciativas sejam cocriadas. A consideração do legado, do repertório e da experiência do cliente é sempre fundamental para esse processo. A ideia nessa fase é realmente chacoalhar as mentes e fazê-las pensar no novo – o que acontece gerando uma experiência incrível e totalmente colaborativa.
Isso tem nos dado a cada dia uma nova sensação de realização e de missão cumprida. Porque, em muitos casos, o resultado passa por novas interpretações das jornadas dos consumidores, um novo storytelling e um olhar profundo para oferecer solução e não apenas um produto ou serviço. É o varejo as a service na prática.

E no final? O que vemos? Resultado! Essa aproximação com o consumidor, esse novo olhar para o negócio e o engajamento de todos da companhia para o êxito do projeto culminam em muito mais do que apenas um novo canal de vendas ou uma nova roupagem para a operação.

Quer saber como desenvolvemos esses projetos e como podemos apoiar a sua empresa? Fale comigo e com o Grupo Bittencourt. Será um prazer conhecer você e o seu negócio.

Este artigo foi publicado originalmente na Mercado&Consumo em 21 de maio de 2021.
Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Supermercados paulistas batem recorde de empregos em 2021

Próxima Postagem

Produtos de saúde e beleza são os que mais crescem em vendas no AliExpress

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

McDonald's vai fechar todas as unidades do CosMc's, especializadas em bebidas
Foodservice

McDonald’s vai fechar todas as unidades do CosMc’s, especializadas em bebidas

25 de maio de 2025
Dia do Hambúrguer: confira algumas marcas que estão preparando ações para a data
Foodservice

Dia do Hambúrguer: confira algumas marcas que estão preparando ações para a data

25 de maio de 2025
Nuvemshop amplia portfólio com novas ferramentas para lojistas online
E-commerce

Nuvemshop amplia portfólio com novas ferramentas para lojistas online

25 de maio de 2025
Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
Beleza e Cosméticos Produtos de saúde e beleza são os que mais crescem em vendas no AliExpress

Produtos de saúde e beleza são os que mais crescem em vendas no AliExpress

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

McDonald's vai fechar todas as unidades do CosMc's, especializadas em bebidas

McDonald’s vai fechar todas as unidades do CosMc’s, especializadas em bebidas

25 de maio de 2025
Dia do Hambúrguer: confira algumas marcas que estão preparando ações para a data

Dia do Hambúrguer: confira algumas marcas que estão preparando ações para a data

25 de maio de 2025
a exportação de carne de frango produzida pelo País está suspensa para 20 destinos

Suspensão de exportações de frango deve aliviar IPCA em até 0,10 pp nos próximos meses

25 de maio de 2025
Nuvemshop amplia portfólio com novas ferramentas para lojistas online

Nuvemshop amplia portfólio com novas ferramentas para lojistas online

25 de maio de 2025
OLX Magic usa IA para transformar marketplace em assistente de compras do consumidor

OLX Magic usa IA para transformar marketplace em assistente de compras do consumidor

25 de maio de 2025
Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.