Produtos ligados ao cuidado com a saúde, como umidificadores de ar, garrafas de água e relógios do tipo smartwatch, usados para monitorar atividades físicas, ascenderam para a lista dos dez itens mais vendidos no ano para os consumidores brasileiros no AliExpress.
Além disso, produtos ligados à beleza, como maquiagem e itens fashion, também tiveram destaque em 2021. O produto mais vendido nesta categoria, por exemplo, foi “cílio postiço”. Este acessório de beleza foi, ao longo de 2021, o sétimo item a mais gerar receita na plataforma do AliExpress para brasileiros. Na relação dos mais vendidos do ano, aparecem também “óculos de sol”.
Os balanços feitos com os consumidores brasileiros pelo AliExpress nos anos de 2020 e 2021 revelam mudanças relevantes nos hábitos de compras online no país e refletem a evolução da pandemia na sociedade brasileira.
Há um ano, no fim de 2020, os itens que mais registraram alta em vendas em todo o período foram produtos para o conforto no lar, como objetos de decoração e cuidados com o jardim, além dos eletrônicos voltados à conectividade, como microfones e webcams. Eles eram reflexo de um momento em que estudantes e profissionais passaram a trabalhar e fazer aulas remotamente, as vendas de câmeras cresceram mais de 18.000% no último ano.
Já a análise dos itens mais vendidos em 2021, que se encerra esta semana, aponta que o consumo de eletrônicos e acessórios manteve-se em expansão, como a crescente venda de smartphones e fones bluetooth de marcas famosas, como Xiaomi. Mas o aumento da procura por itens ligados à saúde e à beleza reflete o fato de que em 2021 muitos brasileiros, já vacinados, deixaram o isolamento e retornaram ao convívio social.
“Muitas famílias tiveram um ano desafiador para gerir seu orçamento, o que as levou a pesquisar mais antes de fazer compras”, analisa a diretora de Marketing do AliExpress no Brasil, Briza Bueno.
Imagem: Shutterstock