Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

No varejo, o futuro próximo é o integrated commerce para o omniconsumidor metaconectado

Momentum 998

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
16 de janeiro de 2023
no Artigos, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
omniconsumidor

No centro de tudo está o omniconsumidor – cidadão com sua importância e conhecimento reconfigurados e potencializados por uma realidade que, cada vez mais, oferece mais por menos. Que é o que ele ou ela mais quer.

Um dos temas que mais espaço e tempo ocupam em Nova York, na NRF Show 2023, o mais importante evento em conteúdo dos setores de varejo e consumo no mundo, é a transformação estrutural desses setores pelas mudanças que ocorrem com o consumidor pós-pandemia e pelas ofertas de alternativas que foram, estão e serão criadas.

De um lado, a transformação do antigo PDV no Omni PDX, incorporando design, experiência, conveniência, soluções e muito mais para atrair e reter o cada vez mais volátil consumidor. Por
conta do aumento da oferta de alternativas e da multiplicação dos canais de comunicação e informação, temos a emergência desse omniconsumidor metaconectado.

Definitivamente, não basta o apelo do produto em si, o design e a criatividade do layout, da comunicação visual e da experiência proporcionada pelo relacionamento humano que ocorre no ambiente das lojas.

O omniconsumidor metaconectado evoluiu muito em sua escala de desejos e ambições por conta das muitas alternativas desenvolvidas e oferecidas pelo mercado e é o êmbolo, o elemento transformador de toda a realidade.

O que é oferecido por Amazon, Alibaba, Walmart, Target e muitos outros tem o poder mágico de atender e transformar o mercado ao mesmo tempo.

Mas é preciso mais. Muito mais, para atender aos desejos e expectativas de quem tem mais alternativas para escolher, resultado de seu atualizado nível de informação sobre produtos e serviços, seu conhecimento sobre preço e, principalmente, o valor do que é oferecido e a mais constante atualização sobre alternativas, combinações e possibilidades.

Se em algum momento no passado se imaginou que o consumidor seria o rei, nunca se imaginou um reino tão amplo e de um reinado tão longevo.

Para entender e atender esse omniconsumidor multiconectado foi pensado o Unified Commerce, juntando todos os elementos passíveis de conhecimento e monitoramento para entregar uma
solução alinhada com suas expectativas.

Mas o mais é cada vez mais real.

Não basta unir ou juntar.

É preciso integrar de forma visionária e com todos os recursos que a tecnologia e o digital podem oferecer para monitorar, prever, agregar e integrar produtos, experiências, soluções, design, arte,
conveniência e relacionamento humano. E, com isso, criar o novo que tenha o potencial de atrair, vender, reter e fidelizar o omniconsumidor metaconectado.

Os exemplos começam a surgir e se tornam relevantes. Cada um em sua própria realidade. No Costco, mais orientado para o valor e serviços. No Walmart, na combinação possível de valor e conveniência. No Whole Foods, combinando produto, valor, soluções e reconhecimento. Na Amazon, na conveniência, valor e amplitude da oferta. E no Target, combinando valor e conveniência.

Cada um a seu modo, em maior ou menor escala, buscando alternativas para integrar de forma virtuosa sua oferta de produtos, serviços, soluções, localização, proposta de valor, experiência e encantamento nos seus diversos canais, físicos, digitais ou híbridos, em busca de diferenciação possível.

Essa é a proposta do Integrated Commerce para além do Unified Commerce no varejo.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e
publisher da plataforma Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Atacadão segue com ritmo acelerado de expansão e fecha 2022 com 341 lojas

Próxima Postagem

Grupo Tapajós planeja triplicar farmácias franqueadas com bandeira popular

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Grupo Tapajós

Grupo Tapajós planeja triplicar farmácias franqueadas com bandeira popular

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.