Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mulheres lideram ações de impacto social no Brasil e ensinam sobre o legado das organizações

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi de Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi
15 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Pense em ESG ou ações corporativas de impacto social e você provavelmente vai – ou deveria – pensar em mulheres líderes que sustentam e conduzem essas causas em diferentes organizações. De acordo com o Credit Suisse, a proporção de mulheres em cargos de liderança na área de sustentabilidade é mais do que o dobro das posições de gestão de maneira geral.

Na Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade, 68% das pessoas associadas são mulheres. Os dados estão no ebook “Essas Mulheres Sustentáveis”, uma publicação independente, organizada por Velma Gregório e que traz textos de profissionais do mercado e da academia sobre temas de sustentabilidade.

Já a pesquisa Agenda ESG, substantivo feminino, realizada na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, em 2021, mostrou não apenas o protagonismo das mulheres na área, mas também o resultado disso. O levantamento traz dados quantitativos e qualitativos de 98 empresas brasileiras de capital aberto e aponta que as organizações com maior diversidade de gênero em cargos de alta liderança são justamente as que apresentam melhores resultados em ações de ESG.

A pesquisa também trouxe o que as mulheres da alta liderança identificaram em si como qualidades que as ajudam nessa atuação. Entre elas estão liderança democrática e aberta ao diálogo; alto nível de exigência; resiliência e capacidade de ser flexível e mudar o modelo mental. O estudo mostra que muitas delas se colocam no papel de fazer avançar a agenda da diversidade nas organizações onde atuam, justamente porque reconhecem que a posição que ocupam não está conquistada para mulheres em geral.

Um dos exemplos mais emblemáticos de mulheres líderes à frente de ações de impacto social nas empresas é Alexandra Palt, que além de vice-presidente executiva da L’Oréal, também é responsável pela área de responsabilidade corporativa da empresa. Entre as diversas ações lideradas por ela, está o programa “Por Mulheres na Ciência”, desenvolvido em parceria com a Unesco, e que apoia centenas de pesquisadoras em um período crucial de suas carreiras: durante suas teses ou estudos de pós-doutorado.

Também temos muitos exemplos de marcas brasileiras com líderes mulheres que dão lições sobre legado social e ambiental. É o caso da NUU Alimentos, fundada e presidida por Rafaela Gontijo. A empresa, do setor de congelados, está em uma jornada regenerativa para trazer impacto social para o cerrado mineiro e assumiu a responsabilidade de ter uma produção sustentável. Na empresa, 85% do time é composto por mulheres. Além disso, os fornecedores são locais, a produção tem compensação de carbono e a empresa faz um trabalho de compensação de embalagens.

Considerada “Heroína do ano” pela Abstartups e homenageada como empreendedora do ano pela EY, Dani Junco, CEO da B2Mamy, é outra importante liderança feminina à frente de um negócio de impacto social no Brasil. A B2Mamy é uma socialtech que conecta mães e mulheres em um hub, tornando-as líderes e livres economicamente. A comunidade dá às mulheres acesso a soluções e benefícios que facilitam, acolhem e impulsionam sua jornada. 

A verdade é que exemplos do protagonismo feminino em ações corporativas de impacto social não faltam. Seja por uma questão de identificação e reparação, o que leva muitas a se dedicarem a causas de apoio a outras mulheres, por exemplo, seja por conta de características associadas à consciência coletiva e democrática, à colaboração e à sensibilidade, ou por qualquer outro motivo. O fato é que elas se destacam na liderança dessas ações, movimentam o tema no Brasil e fazem história, ensinando sobre o legado das organizações.

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi são cofundadores da Editora MOL e empreendedores sociais integrantes da rede da Fundação Schwab.

Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Dia do Consumidor: 10 dicas para oferecer a melhor experiência no varejo

Próxima Postagem

Renner acelera implantação de caixas de autoatendimento

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy
Varejo

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop
Varejo

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
Próxima Postagem
Renner acelera implantação de caixas de autoatendimento

Renner acelera implantação de caixas de autoatendimento

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.