Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Reputação x finanças: o quanto vale a reputação de uma empresa?

Sandra Takata de Sandra Takata
16 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

O momento é desafiador para o varejo. Não tenho dúvidas disso. Com a inflação e uma dívida pública em alta, muitos ainda pisam em ovos tomando ações conservadoras. Depois do caso da Americanas, e de outros varejistas que ainda virão nos próximos meses, todos estão ainda mais atentos aos seus balanços, sejam eles de pequeno, médio ou grande portes.

E tenho visto muitos cortes no orçamento para que as contas se equilibrem. Eu, como jornalista e empresária na área de comunicação, sempre ouvi que a primeira atitude é cortar verbas nessa área, principalmente quando os resultados são intangíveis.

No entanto, o mundo mudou. Pesquisa realizada em 2020, pelo Comitê Gestor de Internet do Brasil, mostrou que o País tinha 152 milhões de usuários. Ou seja, 81% da população com mais de 10 anos tem acesso a internet em casa. As redes sociais nos deixaram tão conectados, trazendo inúmeras informações que o próximo passo dos consumidores será “com que eu quero estar e quem devo seguir”.

Uma amostra disso é o movimento de “cancelados” nas rede sociais. Mais do que nunca, a reputação fará a diferença na hora da compra. E reputação não se conquista de uma hora para outra. A construção de imagem deve estar desde o início do planejamento estratégico de uma empresa, pois é preciso pensar a longo prazo.

Quando me planejei para escrever este artigo, pensei numa amiga que saiu de uma empresa recentemente e muitos boatos disseram que ela tinha sido demitida por assédio moral com os colaboradores. No entanto, a reputação dela era tão grande por onde tinha passado que ninguém acreditou. Eram mesmo somente fofocas no corredor. Se uma marca tem uma reputação impecável, ela terá mais forças para combater fofocas ou fake news.

Pensem vocês: quem é a pessoa ou empresa que admira? Como você sabe das ações que ela faz?

E é neste ponto que quero chegar. Muitos executivos financeiros só avaliam os números palpáveis! É muito comum avaliarem os investimentos em redes sociais, mas quando entra um trabalho de branding, relações públicas e assessoria de imprensa, muitos nem sabem como o trabalho funciona e quais são os benefícios. A construção de imagem tem de ser colocado no jogo. Afinal, o que faz um consumidor optar pelo seu concorrente quando temos o mesmo preço e produtos similares?

De acordo com um estudo compilado pelo InvestSP, uma simples avaliação online positiva, pode levar os clientes a gastarem 31% mais.

E por falar em reputação, para quem me ouvir falar em palestras, sempre bato na frase que usamos no Instituto Mulheres do Varejo”: “se não for por conhecimento, será por constrangimento”. Hoje tudo é lançado nas redes sociais e é muito mais fácil descobrir sobre as ações de uma pessoa ou marca. E a questão de diversidade na empresas também é um item que eleva a reputação da marca e os fundos de investimento têm levado isso cada vez mais em consideração antes de aportar investimentos.

Vou parafrasear Cecília Troiano, da Troiano Branding, que em nosso evento deixou uma citação de Jeff Bezos durante sua palestra: “Marca é o que as pessoas dizem para você quando você não está na sala”. Pergunte aos muitos executivos da área financeira que não entendem todo o trabalho de reputação: “Você só constrói a reputação da empresa cortando custos e pagando as contas em dia”?

Sandra Takata é presidente do Instituto Mulheres do Varejo.
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

C&A renova programa de fidelidade e fecha parceria com Stix

Próxima Postagem

Diversidade e equidade no mercado de varejo e consumo

Sandra Takata

Sandra Takata

Sandra Takata é jornalista, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, diretora da Core Group, LinkedIn Creator e Embaixadora pelo varejo do programa Sinal Vermelho.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Diversidade e equidade no mercado de varejo e consumo

Diversidade e equidade no mercado de varejo e consumo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.