Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A convergência entre shoppings e parques está só começando

Muitos shoppings vão se parecer com parques. E diversos parques contarão com pequenos malls

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
13 de abril de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A convergência entre shoppings e parques está só começando

Bem na frente da entrada principal do ParkJacarepaguá, caçula dos empreendimentos da Multiplan, fica o Parque da Magia. Ali, crianças de até 12 anos podem brincar à vontade nas 21 atrações, espalhadas pelos 2.600 m² do espaço. Antes do Parque da Magia, no Rio de Janeiro, a empresa já havia inaugurado outras duas atrações no mesmo modelo: o BarraCadabra, no BarraShoppingSul (Porto Alegre), e o Vilaventura, no BH Shopping (Belo Horizonte).

Investir em parques não é novidade na Multiplan. Foi em 1986 que a empresa do trevo de quatro folhas começou a atuar no setor, com a Divertlândia, em Belo Horizonte. Dez anos depois, surfou a onda dos jogos eletrônicos ao converter a Divertlândia em Hot Zone. Hoje há 11 desses parques nos shoppings da companhia.

A estratégia tem as digitais do fundador da companhia, José Isaac Peres, que sempre acreditou que consumo e entretimento são dois lados da mesma moeda. “Meu negócio não é varejo. Meu negócio é dar prazer às pessoas. Porque sem prazer, ninguém vive”, disse Peres alguns anos atrás.

Seria possível acrescentar: com prazer, as pessoas consomem mais.

A ideia de ancorar shopping centers com entretenimento, como vimos, não é nova. Mas vem ganhando novo impulso nos últimos tempos. A brMalls agregou áreas de entretenimento infantil ao lado dos seus foodhalls. Quem também está investindo forte em espaços de convivência e diversão, ancorados por alimentação, áreas infantis e pet parks, é a Ancar Ivanhoe.

Os shoppings, que já possuem importante oferta de alimentação e varejo, têm investido ainda mais em entretenimento. Curiosamente, os parques, que são essencialmente direcionados para o lazer, estão também aprimorando as opções de alimentos, bebidas e produtos, acelerando a convergência entre esses dois setores.

No mês passado, a indústria de parques reuniu-se em Brasília, por iniciativa do Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas). Durante o encontro foi apresentado um interessante panorama setorial, com números impressionantes. Quer ver alguns deles?

Foram identificados 500 empreendimentos no País. As atrações turísticas, como aquários, rodas gigantes, teleféricos etc. respondem por 21% desse total. Os parques aquáticos representam 13% e os parques temáticos e de diversões contribuem com 9%. Os parques itinerantes, aqueles que ficam um tempo em cada lugar, somam 7% e os parques naturais sob concessão privada, como o Ibirapuera, em São Paulo, 5%.

O grosso do mercado, porém, está concentrado nos chamados family entertainment centers (centros de entretenimento familiares). Cerca de 45% dos parques em operação no País incluem atividades indoor, como jogos eletrônicos, trampolins e brinquedos. Hot Zone, Playland, Magic Games e Neo Geo são alguns players importantes desse segmento.

Outros 63 projetos estão nesse momento em desenvolvimento, prova da animação que envolve os empreendedores de parques brasileiros. Desses, 31% ficarão prontos ainda neste ano e o restante abre as portas até o final de 2025.

Ainda de acordo com o estudo apresentado no Sindepat Summit, no ano passado, os parques brasileiros receberam 89 milhões de visitantes, um aumento de 20% na audiência, em relação a 2019. Os gastos desses consumidores dividiram-se em ingressos (59%), comida e bebida (28%) e outros, o que inclui produtos e souvenirs (13%). Um dos desafios do setor é aumentar o volume de visitantes – a ocupação média desses locais varia entre 18 e 24%, por conta da alta influência da sazonalidade. Outro é elevar o gasto médio dessas pessoas, por meio de maiores e melhores opções de lojas, restaurantes e lanchonetes.

Isso significa que, assim como testemunhamos por aqui a inclusão de parques nos shoppings, também assistiremos à incorporação de áreas de lojas e restaurantes em nossos parques. Isso é bom para os consumidores e para os lojistas, que terão, respectivamente, novas opções de compras e de locais para expansão. Também ganham empresas e profissionais especializados na gestão de centros comerciais, que terão o campo de atuação ampliado.

O resultado desse movimento de convergência é que, nos próximos anos, muitos shoppings vão se parecer mais com parques. E diversos parques contarão com pequenos malls. A combinação de diversão, serviços, alimentação e compras se fará presente ainda em aeroportos, centros de saúde e terminais de transporte. E as fronteiras que dividiam conceitualmente esses locais, vão aos poucos desaparecer. Quem viver, verá.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls.
Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Grupo Pereira investe na expansão de farmácias e inaugura sua 15ª unidade da SempreFort

Próxima Postagem

Bares e restaurantes seguram preços para manter demanda

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Bares e restaurantes seguram preços para manter demanda

Bares e restaurantes seguram preços para manter demanda

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.