Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O papel estratégico do elo da distribuição na cadeia do foodservice

Cristina Souza de Cristina Souza
25 de abril de 2023
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
O papel estratégico do elo da distribuição na cadeia do foodservice

A empresa Driva Tecnologia, parceira do Instituto Foodservice Brasil (IFB), do qual somos associados, já mapeou mais de 1 milhão de estabelecimentos ativos no Brasil, que representam cerca de 70 tipologias de negócios.

É um processo altamente dinâmico e que nos permite olhar de maneira mais aprofundada e segmentada por Estado, cidade ou logradouro a concentração desses operadores. Esse é um importante avanço no setor, especialmente porque temos no Brasil 23% das operações concentradas em redes e 77%, em operadores independentes, segundo dados da Mosaiclab.

O Brasil é um país continental: são mais de 8 milhões de km² de território. E as questões relacionadas ao abastecimento e entendimento das necessidades desses negócios envolve desafios históricos, tanto para as indústrias, mas, principalmente, para distribuidores e atacadistas.

Sabe quando um varejista diz “nossa empresa atende a todos os CEPs do Brasil”? Somente os distribuidores e atacadistas podem falar isso em relação ao atendimento aos operadores de foodservice, pois nenhuma empresa tem essa capacidade.

Segundo o relatório da Abad/NielsenIQ 2022, de maior de 2022, o setor atacadista e distribuidor brasileiro cresceu 7,1% e faturou R$ 308,4 billhões em termos nominais em 2021. Foram mais de 600 entrevostados, o que sinaliza o volume de empresas envolvidas nesse elo da cadeia.

Cabe destacar que esses players também atendem minimercados, mercados regionais e novos canais que surgiram na pandemia, como mercados autônomos em condomínio. Ou seja, não reflete exclusivamente o foodservice e inclui também a presença do consumidor final que migrou do super e hiper para se abastecer.

O fato é que para vencer os desafios ligados ao tamanho, geografia, deficiente malha viária e ferroviária e barreiras fiscais do País, tanto indústrias, quanto operadores contam exclusivamente com os distribuidores, brokers e atacadistas.

Internacionalmente existe grande clareza sobre o papel de cada um dos elos do setor de alimentação fora do lar. No Brasil, o elo da distribuição briga por esse reconhecimento. E para tal oferece serviços como capacitação para os clientes, atendimento multi channel (telefone, online ou presencial), prazos cada vez mais curtos para entregas, presença em marketplaces para garantir proximidade aos clientes, contratos negociados a médio prazo e, claro, está lado a lado para acompanhar o crescimento e movimento dos clientes e do mercado.

Nossa leitura sobre as iniciativas de indústrias no lançamento de plataformas está mais ligada ao desejo de captação de dados dos clientes para que possam evoluir em suas estratégias de P&D do que efetivamente atuarem na distribuição, especialmente pela complexidade destacada nesse artigo.

Fato é que os distribuidores de alimentos no Brasil estão cada vez mais digitalizados, eficientes e maduros. As relações com as indústrias podem, precisam e devem evoluir, mas o chamado final aqui é para os operadores. Que gastam muita energia em cotações de centavos e não gerenciam a jornada desse ingrediente em sua operação: pré-preparo, preparo, performance do ingrediente e principalmente desperdício.

Vale repensar!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Alelo faz parceria com o Appgas e oferece desconto no gás de cozinha para comerciantes

Próxima Postagem

Como a integração de dados e os gêmeos digitais promovem a experiência do consumidor

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo
Foodservice

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação
Foodservice

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins
Varejo

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025
The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda
Retail Media

The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

2 de junho de 2025
Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Próxima Postagem
Como a integração de dados e os gêmeos digitais promovem a experiência do consumidor

Como a integração de dados e os gêmeos digitais promovem a experiência do consumidor

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

Las emociones que definirán el comportamiento del consumidor en 2027

2 de junho de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

The emotions that will define consumer behavior in 2027

2 de junho de 2025
Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo

Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo

2 de junho de 2025
RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

2 de junho de 2025
Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados

Comércio deve ter alta de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile