O cardápio de alimentos a base de plantas é ampliado ano a ano, conforme a busca do consumidor por produtos sem proteína animal cresce mundo afora. Entre as novidades apresentadas na NRA Show 2023, o maior evento de foodservice das Américas, estão um sushi de abacate e pepino e uma salsicha típica do “breakfast” americano feita à base de soja.
Fundada em Cingapura pelo brasileiro André Menezes, a foodtech Next Gen Foods leva à feira produtos de linha e lançamentos da marca Tindle, como salsichas para café da manhã e asas de frango empanadas. Tudo feito com ingredientes plant-based, principalmente soja.
A marca hoje fica nos Estados Unidos, mas já está presente em milhares de restaurantes ao redor do mundo. Além dos EUA, os mercados mais fortes são, segundo Menezes, a Alemanha e o Reino Unido, mais maduros quando se fala na conscientização do consumidor sobre sustentabilidade e cuidado animal – principalmente as gerações mais novas.
“A Alemanha foi o primeiro mercado onde já se viu uma redução do consumo de carne, de cerca de 6%. Em cidades grandes, entre 20% e 30% do cardápio são produtos plant-based. Nas grandes metrópoles dos Estados Unidos, esse índice está na casa dos 5%”, conta o executivo em entrevista à Mercado&Consumo.
A Before the Butcher lança o pepperoni plant-based, já premiado com o Nacional Restaurant Association Food & Beverage Award (FABI). O produto tem proteína de ervilha, extrato de rabanete, páprica e outras especiarias e pode ser adicionado a pizzas, sanduíches e saladas.
“Nosso novo pepperoni à base de plantas oferece uma experiência de sabor que imita o pepperoni real tão bem que enganaria até o paladar mais sofisticado”, garante o fundador e CEO da Before the Butcher, Danny O’Malley.
A culinária japonesa é destaque da Konscius Foods, especializada em frutos do mar, que apresenta na feira sushi de atum feito, na verdade, com abacate e pepino. Criada pelo chef Yves Potvin, a marca expõe também onigiris e pokes à base de plantas. Entre os ingredientes usados na produção, estão ainda tomate, cenoura, fibra de ervilha e quinoa.
Presente em 45 mil estabelecimentos de foodservice nos Estados Unidos, a Impossible Foods leva à NRA Show 2023 petiscos de frango e hambúrgueres plant-based. A marca aposta na substituição da proteína do trigo pela proteína da soja, que resulta numa textura mais robusta. A carne moída também é destaque, idealizada para ser bem aproveitada em tacos, chilis, refogados, sopas e na clássica lasanha. A marca também vende seus produtos no Canadá, no Reino Unido, na Austrália, na Nova Zelândia e em alguns países do Oriente Médio.
NRA Show 2023
A NRA Show 2023 deve receber mais de 60 mil profissionais do setor de foodservice. Das empresas participantes, mais de 800 fazem sua estreia no evento – um aumento de 61% em relação ao total de expositores pela primeira vez em 2022 – e mais de 1.300 retornarão.
No espaço de exibição, os participantes vão poder conferir as últimas tendências em alimentos e bebidas até tecnologias emergentes e inovações operacionais que abordará os desafios trabalhistas e aumentará os resultados financeiros.
No domingo, 21, a CEO da Gouvêa Foodservice, Cristina Souza, e o head de Pesquisa e Inteligência na Mosaiclab, Eduardo Bueno, ambos colunistas da Mercado&Consumo, vão apresentar o painel “Perspectivas do Foodservice Brasileiro e o que isso pode significar para o resto do mundo”.
Imagens: Aiana Freitas