NRA Show 2023: Salsicha, pepperoni e sushi ampliam cardápio plant-based

Marcas de proteína à base de plantas caíram no gosto do consumidor, em especial dos mais jovens

O cardápio de alimentos a base de plantas é ampliado ano a ano, conforme a busca do consumidor por produtos sem proteína animal cresce mundo afora. Entre as novidades apresentadas na NRA Show 2023, o maior evento de foodservice das Américas, estão um sushi de abacate e pepino e uma salsicha típica do “breakfast” americano feita à base de soja.

Fundada em Cingapura pelo brasileiro André Menezes, a foodtech Next Gen Foods leva à feira produtos de linha e lançamentos da marca Tindle, como salsichas para café da manhã e asas de frango empanadas. Tudo feito com ingredientes plant-based, principalmente soja.

A marca hoje fica nos Estados Unidos, mas já está presente em milhares de restaurantes ao redor do mundo. Além dos EUA, os mercados mais fortes são, segundo Menezes, a Alemanha e o Reino Unido, mais maduros quando se fala na conscientização do consumidor sobre sustentabilidade e cuidado animal – principalmente as gerações mais novas.

“A Alemanha foi o primeiro mercado onde já se viu uma redução do consumo de carne, de cerca de 6%. Em cidades grandes, entre 20% e 30% do cardápio são produtos plant-based. Nas grandes metrópoles dos Estados Unidos, esse índice está na casa dos 5%”, conta o executivo em entrevista à Mercado&Consumo.

A Before the Butcher lança o pepperoni plant-based, já premiado com o Nacional Restaurant Association Food & Beverage Award (FABI). O produto tem proteína de ervilha, extrato de rabanete, páprica e outras especiarias e pode ser adicionado a pizzas, sanduíches e saladas.

“Nosso novo pepperoni à base de plantas oferece uma experiência de sabor que imita o pepperoni real tão bem que enganaria até o paladar mais sofisticado”, garante o fundador e CEO da Before the Butcher, Danny O’Malley.

Culinária japonesa é destaque da Konscius Foods - NRA Show 2023 - Foto: Aiana Freitas
Culinária japonesa é destaque da Konscius Foods

A culinária japonesa é destaque da Konscius Foods, especializada em frutos do mar, que apresenta na feira sushi de atum feito, na verdade, com abacate e pepino. Criada pelo chef Yves Potvin, a marca expõe também onigiris e pokes à base de plantas. Entre os ingredientes usados na produção, estão ainda tomate, cenoura, fibra de ervilha e quinoa.

Presente em 45 mil estabelecimentos de foodservice nos Estados Unidos, a Impossible Foods leva à NRA Show 2023 petiscos de frango e hambúrgueres plant-based. A marca aposta na substituição da proteína do trigo pela proteína da soja, que resulta numa textura mais robusta. A carne moída também é destaque, idealizada para ser bem aproveitada em tacos, chilis, refogados, sopas e na clássica lasanha. A marca também vende seus produtos no Canadá, no Reino Unido, na Austrália, na Nova Zelândia e em alguns países do Oriente Médio.

Estande da Impossible Foods na NRA Show 2023 - Foto: Aiana Freitas
Estande da Impossible Foods na NRA Show 2023

NRA Show 2023

A NRA Show 2023 deve receber mais de 60 mil profissionais do setor de foodservice. Das empresas participantes, mais de 800 fazem sua estreia no evento – um aumento de 61% em relação ao total de expositores pela primeira vez em 2022 – e mais de 1.300 retornarão.

No espaço de exibição, os participantes vão poder conferir as últimas tendências em alimentos e bebidas até tecnologias emergentes e inovações operacionais que abordará os desafios trabalhistas e aumentará os resultados financeiros.

No domingo, 21, a CEO da Gouvêa Foodservice, Cristina Souza, e o head de Pesquisa e Inteligência na Mosaiclab, Eduardo Bueno, ambos colunistas da Mercado&Consumo, vão apresentar o painel “Perspectivas do Foodservice Brasileiro e o que isso pode significar para o resto do mundo”.

Imagens: Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist