Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As mudanças na geografia do consumo e seus impactos no varejo

Momentum nº 1.019

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
12 de junho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos
As mudanças na geografia do consumo e seus impactos no varejo

É um processo contínuo e dinâmico que de vez em quando sofre impactos transformadores que alteram o sequenciamento natural das tendências. Como aqueles precipitados pela pandemia recente.

No plano global temos um crescimento do potencial de consumo nos países asiáticos, que é resultado da combinação dos problemas gerados pela inflação elevada na Europa e na América do Norte, rescaldo da pandemia com um processo mais histórico envolvendo o envelhecimento das populações dessas regiões e uma perda da vitalidade econômica. E ainda agravada pelo evento da invasão da Ucrânia.

Como potencial de consumo é um conceito relativo, quando uma região perde ou ganha participação, significa que outra ganha ou perde participação. E o varejo dessas regiões perde ou ganha vitalidade e protagonismo, acompanhando o movimento socioeconômico. Por isso alguns grupos globais, tendo essas regiões como seus mercados predominantes, perdem ou ganham valor ao sabor desses movimentos.

O novo ciclo de expansão do consumo na China e na Índia contamina positivamente outros países da região, faz crescer a participação da região na geografia de consumo global e atrai novos interesses e investimentos – que, por sua vez, contribuem para solidificar a tendência. Em especial por conta dos conflitos comerciais e políticos envolvendo Estados Unidos e China, que acabam redirecionando importações norte-americanas e de países alinhados com os EUA para outros da região com custos de mão de obra mais baixos. Processo que também tem beneficiado o México.

Isso quando pensamos na macro geografia global e sempre considerando que o crescimento da participação do comércio eletrônico, os marketplaces, o cross border e os ecossistemas de negócios geraram e geram mudanças relevantes no varejo local pelo aumento das alternativas de atendimento de consumidores de diferentes regiões a partir de geografias diversas e diferentes.

O que tem acontecido no setor de moda no Brasil pelo aumento da participação de marketplaces globais, concorrendo diretamente com marcas, negócios e formatos locais, muitas vezes de forma heterodoxa nas práticas fiscais, é um exemplo claro disso.

Quando pensamos na realidade atual brasileira pós-pandemia e vivendo o momento econômico atual, nós temos um conjunto de elementos que impacta o momento e o futuro do varejo de forma direta.

Vale exemplificar.

  1. O home office alguns dias por semana está institucionalizado, com seus impactos no potencial de consumo em determinadas microrregiões e na distribuição da frequência semanal de compras e consumo, afetando positiva ou negativamente centros de compras e regiões atingidas;
  2. A redução do desemprego, o crescimento de novas alternativas de emprego, como os MEIs e o autoemprego, e o aumento da renda real não estão sendo corretamente dimensionados em algumas regiões, surpreendendo, positiva ou negativamente, o dimensionamento do potencial e do consumo no varejo;
  3. O forte e constante crescimento do setor agro tem impacto direto e muito positivo no potencial de consumo em municípios e Estados envolvidos, por exemplo em todo o Centro-Oeste brasileiro, em algumas regiões dos Estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
  4. O aumento dos valores do Bolsa Família e o retorno político em investimentos como resultados das eleições vão trazer impacto positivo na região Nordeste do Brasil, ampliando o potencial de consumo naquelas áreas;
  5. A evolução da proposta Reforma Tributária, na forma como vem sendo anunciada, com a lenta e gradativa redução de incentivos fiscais, poderá determinar profundas alterações na logística e no potencial de consumo de áreas e regiões que foram artificialmente beneficiadas, irrigando a economia e consumo em outras áreas;
  6. A taxação e os controles anunciados na atuação das plataformas externas de vendas pelo e-commerce, em especial de algumas categorias de produtos, deverá equilibrar a competição em benefício de empresas formais locais, que vinham perdendo a guerra para a sonegação e o ilícito;
  7. A perspectiva de retomada de incentivos e financiamento ao consumo popular, em áreas e segmentos como material de construção e alimentos, deverá permitir o aumento do potencial em regiões com menor poder aquisitivo nas periferias das grandes cidades e no interior dos Estados;
  8. Os novos hábitos desenvolvidos no período da pandemia, em especial com ênfase na conveniência e proximidade, bem como a participação do delivery para diversas categorias de produtos, redesenharam a geografia do potencial de consumo e fizeram surgir negócios e locais de compra e logística que vão se manter ou até mesmo crescer, como é o caso das dark kitchens;
  9. O processo de amadurecimento do consumidor, que tem se acelerado no País pelo crescimento de uso de instrumentos digitais e o impacto das redes sociais, aumenta a parcela de serviços e soluções nos dispêndios familiares em detrimento de algumas categorias, como é o caso da expansão do foodservice, alimentos preparados fora do lar;
  10. A continuidade do crescimento do e-commerce no conjunto das vendas do varejo, com a constante melhoria do nível de serviços e eficiência logística, amplifica e maximiza a concorrência, levando para regiões do interior níveis competitivos equivalentes ao de cidades maiores e mais desenvolvidas. O que Mercado Livre, Magalu, Via e outros marketplaces oferecem em variedade, preços, financiamento e rapidez de entrega rivaliza com as ofertas locais de cidades menores em todo o País. E só tenderá a se ampliar, também impactando a geografia de consumo.

Estes são apenas alguns casos que, em escalas distintas, promovem e promoverão alterações importantes no dimensionamento e qualificação do potencial de consumo em diversas categorias de produtos, formatos de lojas, canais de vendas e centros de compra, impactando a geografia de consumo e exigindo cautela no dimensionamento de potencial e na avaliação da paridade de vendas de diversos negócios e conceitos.

Os modelos de dimensionamento de potencial baseados em análise do passado recente e sua projeção para o futuro devem e precisam considerar esses movimentos mais estratégicos para poderem melhor capturar essa realidade emergente para que possam embasar de forma adequada as decisões de investimento e a análise de desempenho de negócios.

Vale refletir.

Nota: Esses elementos que impactam a transformação do varejo e do consumo serão apresentados e debatidos para os mais diferentes canais, categorias, formatos e modelos de negócios no Latam Retail Show, tendo como tema central “Back to the Future”, de 19 a 21 de setembro em São Paulo.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Após fechar lojas, Renner prevê abrir 40 novas unidades até o fim do ano

Próxima Postagem

Varejo alimentar amplia aposta no foodservice para atrair consumidor

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Varejo alimentar amplia aposta no foodservice para atrair consumidor - Foto: Aiana Freitas

Varejo alimentar amplia aposta no foodservice para atrair consumidor

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.