Grano compra Gerônimo e fortalece posicionamento no mercado de alimentação saudável 

É a segunda aquisição em menos de um ano; em agosto de 2022, empresa comprou a Mr. Veggy

Com o objetivo de aumentar sua atuação no mercado de alimentação saudável, a Grano Alimentos acaba de anunciar a aquisição da marca Gerônimo, especializada na produção de alimentos e petiscos à base de vegetais. É a segunda operação do tipo feita pela empresa em menos de um ano. Em agosto de 2022, a Grano adquiriu a Mr. Veggy.

Com a aquisição, a Grano projeta alcançar faturamento bruto de R$ 600 milhões até 2025. Desde 2019, a Grano apresenta crescimento médio composto anual de 25%, seguindo o plano de expansão traçado pela empresa.

“Estamos dando sequência ao nosso plano comunicado no ano passado de nos associar às novas plataformas de alimentação saudável, ampliando a oferta de produtos com qualidade e preço para o foodservice e varejo, utilizando nossa liderança já consolidada no setor para impulsionar ainda mais a evolução da Gerônimo”, afirma o CEO da Grano Alimentos, Fernando Giansante.

Fundada em 2015, a Gerônimo atua no segmento de congelados plant-based e está presente nas principais redes de varejo. A empresa fabrica 100% dos seus produtos e produz as marcas próprias de grandes varejistas, como a linha Carrefour Veggie, do Grupo Carrefour Brasil.

A partir da integração da Gerônimo, a Grano amplia seu portfólio, com ganhos na cadeia de distribuição e possibilidade de ofertar uma maior variedade de alimentos à base de plantas aos consumidores e também ao mercado de foodservice, como bares e restaurantes.

‘Momento de expansão’

Desde a aquisição da Mr. Veggy, a Grano assumiu, na divisão plant-based, a quarta posição de todo o market share na região Sudeste do Brasil no foodservice, segundo informações do IFB/Mosaiclab.

“Nosso diferencial com essas duas aquisições é reforçar a nossa posição como clean label, ou seja, na produção de alimentos que contenham predominantemente ingredientes e aromas naturais – e que sejam autênticos ao sabor dos vegetais, como quibe de abóbora e burguer de legumes”, explica o Giansante.

O executivo destaca que o objetivo é ampliar a presença no mercado com a oferta não só de vegetais congelados, mas também de opções mais elaboradas, “oferecendo ao dono do restaurante ou consumidor final um leque de opções com facilidade e segurança”.

Danilo Rodrigues, presidente do Conselho da Grano, destaca que “o momento da Grano é de expansão dos negócios. Estamos conquistando cada vez mais clientes em diferentes canais. Isso também nos possibilita ampliar o portfólio e seguir reforçando o time. Seguimos atentos a novas oportunidades de mercado”, afirma.

Roberto Pasqualoni, CEO da Gerônimo, que após a aquisição seguirá como diretor da categoria de Plant-Based, destaca a sinergia e missão das companhias. “Sempre buscamos colocar a Gerônimo como uma opção de alimentação saudável que entregasse também sabor e prazer em comer. Por melhor que seja a proposta, participar da construção de um novo segmento será sempre desafiador. No momento, a falta de escala é uma grande barreira deste mercado, e acreditamos que juntos, com alinhamento de valores e propostas de valor, conseguiremos ter as condições necessárias para desenvolvermos esse segmento tão promissor.”

Mercado de plant-based

O mercado de alimentos à base de plantas tem apresentado um crescimento exponencial nos últimos anos, impulsionado pelo aumento da conscientização sobre os benefícios para a saúde, a preocupação ambiental e a busca por alternativas sustentáveis.

Os alimentos plant-based devem movimentar US$ 166 bilhões até 2030, de acordo com a pesquisa “Plant Based Foods Poised for Explosive Growth”, publicada pela consultoria Bloomberg Intelligence.

O crescimento desse mercado foi destacado na NRA Show 2023, a maior feira de foodservice das Américas, que foi realizada em Chicago em maio e contou com cobertura especial da Mercado&Consumo.

Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist