Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As vantagens e desafios do treinamento digital

Fabio Aloi de Fabio Aloi
24 de agosto de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Os avanços tecnológicos têm impulsionado uma revolução no mundo corporativo, exigindo novas habilidades dos profissionais. O treinamento para o digital se tornou indispensável para acompanhar essas transformações e garantir a competitividade das empresas. No entanto, apesar da importância do tema, muitas pessoas enfrentam dificuldades para se engajar em conteúdos mais extensos.

A adoção de tecnologia e o aumento do acesso a ferramentas digitais aceleraram processos e passam a exigir das empresas que cuidem do onboarding dos colaboradores para uma melhor aderência e uso das ferramentas.

As áreas de gente e gestão têm um papel fundamental em fazer um diagnóstico abrangente das competências atuais e criar trilhas de capacitação, baseadas em reskilling (requalificação) e upskilling (qualificação).

Existe uma incoerência abissal no Brasil entre o discurso e a prática, quando se trata de transformação digital. As empresas, nem todas, mas grande parte delas, especialmente nas verticais de varejo e consumo, acha digitalizar é aportar tecnologia. Ledo engano. Está mais do que comprovado que inserir novas ferramentas e não treinar o time acaba em desânimo por parte do colaborador e em caos tecnológico nos processos da empresa.

Para se ter uma ideia do que estamos falando, no Brasil se dedicam 28 horas por ano com treinamento para transformação digital, contra 70 horas por ano nas empresas norte-americanas.

No contexto brasileiro, é necessário investir mais na requalificação da mão de obra, com foco não apenas na tecnologia, mas também em competências como pensamento criativo, resiliência, flexibilidade, agilidade e pensamento analítico. A nova realidade do mundo corporativo exige profissionais capazes de se adaptar às mudanças constantes, pensar de forma estratégica e criativa, além de lidar com desafios e pressões. Essas competências, conhecidas como soft skills, são fundamentais para impulsionar a produtividade e inovação nas empresas.

Portanto, é preciso investir em treinamentos que vão além da capacitação técnica, incorporando também o desenvolvimento dessas habilidades. A requalificação da mão de obra é um investimento estratégico para as empresas, garantindo sua competitividade e sucesso em um ambiente de negócios cada vez mais digitalizado. É um ciclo constante de qualificação e requalificação, pois os ciclos de habilidades exigidas se encurtou.

A diversidade é outro ponto positivo, mas não tratamos a diversidade como mais um tema romântico, mas sim olhar para a prática e os benefícios que podem trazer. Misturar jovens recém-formados e cheios de ideias com alguém de 20 anos de empresa na mesma equipe pode causar certa confusão no início, gerar conflitos culturais, mas é o caminho para a organização aliar experiência com inovação.

Nem todos precisam saber programação, inteligência artificial ou machine learning, mas, para quem é do negócio, é necessário saber como utilizar dados, criar estratégias em cima deles e monetizar. O negócio continua sendo negócio. O desafio está em transformar, treinar constantemente e entender que o poder está cada vez mais nas mãos dos profissionais de gente e gestão das empresas.

Fabio Aloi é sócio-diretor da Friedman.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Marcas do Grupo Boticário investem em estratégias de fidelização e personalização

Próxima Postagem

“Eu quero que o Carrefour seja a Uber de varejo alimentar online”, diz CDO do Grupo

Fabio Aloi

Fabio Aloi

Sócio-diretor da One Friedman. Executivo com mais de 20 anos de carreira atuando nas áreas de Expansão de Negócios, Planejamento e Estratégias de Mercado.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
“Eu quero que o Carrefour seja a Uber de varejo alimentar online”, diz CDO do Grupo

“Eu quero que o Carrefour seja a Uber de varejo alimentar online”, diz CDO do Grupo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.