Para ampliar seu programa de coleta de resíduos, o Assaí Atacadista ampliou as iniciativas sustentáveis da sua rede de lojas e arrecadou 350 toneladas de materiais de clientes no primeiro semestre deste ano, um aumento de 49% em relação ao recolhido no mesmo período do ano anterior.
A coleta de resíduos possibilitou o encaminhamento adequado dos materiais por meio de processos de reciclagem, compostagem e reintegração na cadeia produtiva, reduzindo o impacto desses itens no meio ambiente. Desde 2021, o Assaí aumentou de 21 para 35 os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em suas unidades.
“Dentre nosso papel como agente transformador da sociedade e compromisso com um futuro mais sustentável, a logística reversa é uma importante frente de atuação para a nossa companhia”, afirma Fábio Lavezo, gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do Assaí Atacadista.
As operações das unidades com estações de reciclagem são feitas em parceria com empresas ou cooperativas. Nos locais, os consumidores podem entregar materiais recicláveis, como papelão, plástico, vidro e metal, que são encaminhados para a destinação adequada. Alguns PEVs oferecem incentivos, como descontos em contas de energia e cursos.
“Ano a ano, temos ampliado o nosso número de PEVs e, além de realizarmos a gestão dos resíduos gerados por nossa operação, buscamos incentivar e facilitar o descarte consciente dos itens que possam ser reciclados por parte de nossos clientes”, acrescenta Lavezo.
Em 2023, o Assaí expandiu o programa ao colocar coletores de lâmpadas usadas em suas 274 unidades no Brasil, seguindo o exemplo das estações de descarte de pilhas. Ambos os materiais apresentam alto risco de contaminação ambiental devido aos seus componentes químicos.
Imagem: Shutterstock