Pelo 14º ano consecutivo, a BRF recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, uma ferramenta desenvolvida para orientar empresas brasileiras na redução de seu impacto climático e na gestão de emissões de gases de efeito estufa.
“A conquista do selo reforça a consistência e a transparência das ações do nosso plano de redução de emissões, que embasa o nosso compromisso de sermos NetZero até 2040”, afirma Raquel Ogando, diretora de Reputação e Sustentabilidade da BRF.
A empresa é uma das líderes no Programa Brasileiro GHG Protocol, dedicando-se à redução de suas emissões e estabelecendo a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2040. Ela implementou uma série de iniciativas em quatro áreas-chave:
- Aquisição sustentável de grãos
- Promoção do agronegócio de baixo carbono
- Aumento do uso de energia renovável
- Aprimoramento da eficiência operacional
No ano de 2022, a empresa alcançou uma redução de 26% nas emissões totais de gases de efeito estufa nos escopos 1 e 2, em comparação com o ano-base de 2019. Destaca-se nesse percurso em direção à neutralidade de carbono a conquista da rastreabilidade integral, atingindo 100% dos fornecedores diretos de grãos originários dos biomas Amazônia e Cerrado, todos alinhados com a Política de Compra Sustentável da empresa. No mesmo período, houve um avanço notável na rastreabilidade dos fornecedores indiretos, aumentando de 45% para 75%.
Além disso, foi registrado um crescimento significativo na adoção de energia solar, com 1500 produtores integrados à BRF utilizando usinas fotovoltaicas em suas propriedades.
Imagem: Divulgação