Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Integrar para não entregar

Momentum nº 1.046

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
18 de dezembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Integrar para não entregar

“O quadro atual configura mais uma preocupante polarização. De um lado, os que acreditam no Estado forte, onipresente e provedor e sendo sustentado por impostos e taxas pagos pela sociedade para que possa cumprir seu papel. De outro, os setores empresariais, o segmento privado e os empreendedores que acreditam na força do mercado aberto, competitivo e baseado apenas na economia de mercado. Como é de se imaginar, a melhor solução pode estar numa combinação virtuosa dessas duas visões e considerando as características muito particulares do País.” 

Essa visão maniqueísta do mundo, baseada apenas nos extremos dos modelos, leva a distorções que nos fazem andar de lado, quando não para trás, impedindo que o País possa evoluir positivamente e ainda corrigindo as distorções que essa visão polarizada precipita.

No cenário atual, temos exemplos que se repetem e comprometem o futuro de curto, médio e longo prazo.

Um deles é a visão míope que, para beneficiar consumidores, permite comprar de plataformas internacionais produtos sub ou não tributados, concorrendo com toda a cadeia de valor local, e que isso pode angariar a simpatia e o apoio popular.

Ignora-se que esse benefício artificial dentro das regras tributárias vigentes gera desemprego, perda de renda e reduz investimentos locais em toda a cadeia de valor das categorias de produtos envolvidos. E que cada vez é mais abrangente.

Afetou, inicialmente, o setor de confecções, calçados e moda e tem se espalhado agora para muitas outras categorias.

Definitivamente, não se trata de impedir nada nem ninguém, mas, sim, assegurar equidade competitiva para essas categorias de produtos com regras iguais para todos que queiram atuar nesse mercado. Sem fantasias ou pirotecnia que crie ilusões.

Os próprios setores econômico, da indústria e do comércio do governo reconhecem essa desigualdade e, no momento em que lutam para aumentar arrecadação do Estado que cresce e incha, entendem que seria importante essa equidade competitiva.

Mas não conseguem sensibilizar os míopes que pensam nos aplausos estéreis que comprometem o futuro. E são muitos exemplos que mostram que os setores empresariais, os empreendedores e os segmentos privados precisam se organizar e se integrar ante a realidade, não mais um risco, de um desequilíbrio estrutural que está configurado.

A necessária e fundamental reforma tributária recém aprovada e realizada antes da reforma administrativa pereniza a visão de um Estado menos eficiente, mais inchado e que cada vez mais cobra da sociedade um preço mais caro por sua organização menos eficiente.

Os movimentos que começam a ocorrer com frentes parlamentares integradas com segmentos empresariais é um saudável e fundamental movimento para fazer valer propostas e visões que defendem um Estado moderno e em condições de apoiar a iniciativa privada em áreas onde é mais eficiente e se concentre principalmente no trinômio da Educação, Saúde e Segurança, onde tanto precisa ser feito e atualizado.

Da mesma forma, como a integração de entidades dentro das cadeias de valor de segmentos ou categorias, como no food service, no material de construção, no pet, na confecção e na moda ou no café, só para citar alguns, também é um movimento estratégico importante, quase decisivo para um pensar mais aberto, amplo e visionário para a fundamental transformação estrutural.

E nenhuma entidade, frente ou movimento conseguirá avançar sem se integrar de forma ampla para além das vaidades e questões pessoais, pois os desafios são grandes demais para se imaginar vencer só num cenário tão desafiador.

É integrar ou entregar.

Tão simples assim.

Nota: “Integrar para não Entregar” foi slogan de um movimento no final dos anos 1960, o Projeto Rondon, que integrava estudantes voluntários universitários das mais diversas áreas para conhecerem e ajudarem comunidades carentes isoladas em todo o Brasil.

Para críticos do projeto, haveria uma tentativa de cooptação desses estudantes para as teses do governo. Para os que participaram, houve uma real contribuição para melhor entendimento da realidade e dos contrastes do País e um apoio para minimizar problemas das desigualdades que persistem até hoje.

No início de minha carreira profissional, ainda na faculdade, tive a oportunidade de atuar como assessor de Relações Públicas e Imprensa do projeto.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

TecBan colabora com startups para impulsionar soluções digitais no varejo

Próxima Postagem

Pesquisa da Globo aponta que 58% dos brasileiros vão comprar presentes no Natal

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Pesquisa da Globo aponta que 58% dos brasileiros vão comprar presentes no Natal

Pesquisa da Globo aponta que 58% dos brasileiros vão comprar presentes no Natal

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.