Cartão de crédito é meio de pagamento preferido no setor de franquias

40% dos consumidores preferem usar o cartão de crédito, 34% optam pelo cartão de débito e 15% pagam em dinheiro

O cartão de crédito é o meio preferido do brasileiro para fazer compras no varejo. De acordo com o estudo feito pela plataforma F360, esse meio de pagamento corresponde a 40% das transações realizadas até outubro de 2023 de sua base de clientes, a qual conta com 12 mil pontos de vendas e por onde passam cerca de 12% das movimentações do franchising brasileiro.

Nesse recorte, entram as compras feitas na modalidade crédito à vista, representando 32% do total de transações, crédito parcelado, em 7% das opções e crédito parcelado em mais de seis vezes, escolha feita por apenas 1% dos consumidores.

Na sequência, o pagamento por cartão de débito aparece na preferência do consumidor, com 34% do total de transações no mesmo período. Depois, surgem o dinheiro, com 15%, e o Pix, com 6%.

Hynde Fonseca Neto, COO da F360, explica que essa parcela de 6% atribuída ao Pix não é pequena. “Essa modalidade ganhou força após a pandemia, principalmente para a transferência de dinheiro entre pessoas”, comenta. “Para compras no varejo ainda há muita fricção. É preciso entrar no app do banco, escanear o QR Code ou digitar o CNPJ do vendedor. Bem mais complicado do que o cartão de crédito ou débito físico ou mesmo instalado na carteira digital, que permite fazer o pagamento por aproximação.”

Oportunidades

Compreender o comportamento do consumidor ao fazer suas compras colabora para que franqueados e varejistas possam utilizar melhores estratégias de vendas. Como existem muitos meios de quitar um compromisso, é fundamental disponibilizar alternativas que garantam comodidade e segurança na compra de um produto ou serviço.

Em cidades do interior, por exemplo, ainda é comum a venda por carnês. Já no e-commerce, atualmente, as opções mais tradicionais são o cartão de crédito e débito, os boletos e o Pix à vista ou parcelado.

Para saber quais são as formas ideais para cada negócio, é necessário conhecer as vantagens e desvantagens deles e, na sequência, fazer a escolha das opções a serem disponibilizadas para os clientes. Também é importante entender as necessidades dos consumidores, pois o comportamento deles interfere na adição ou exclusão de um meio de pagamento.

A tendência de oferecer uma ampla gama de modalidades de pagamento, incluindo vouchers, cartões de benefícios e transações digitais por meio de aplicativos, é cada vez mais forte. “Há alguns anos já é comum aos bancos usarem a biometria do cliente para confirmar transações financeiras. O varejo também começa a se apropriar cada vez mais dessa prática, e as possibilidades são ilimitadas. Cabe ao varejista estar aberto a oferecer as opções mais convenientes ao cliente sem perder de vista a gestão financeira”, orienta Fonseca Neto.

Com o aumento diário no volume de transações e em diversas modalidades de recebimento, o lojista precisa gerir suas contas a receber de forma eficiente, mitigando perdas financeiras e reduzindo o prazo médio, de forma a melhorar sua lucratividade.

Segundo o COO da F360, a partir da automatização da gestão financeira, o lojista tem vários benefícios. “Ganha tempo e assertividade, mas também tem a possibilidade de recuperar valores de cobrança indevidas, graças à conciliação de cartões automática, processo que é bem mais difícil de ser feito manualmente, devido ao volume de transações com cartões que um estabelecimento recebe por dia”, diz.

O “recuperômetro” da F360, índice que registra os valores recuperados pelos clientes em razão de cobranças inconsistentes, contabiliza um ressarcimento de R$ 100 milhões, até o momento.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

Redação

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