Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Shopping centers

Com melhor resultado em 3 anos, shoppings de todo Brasil registraram 1.759 inaugurações

Comparação entre o quarto e o terceiro trimestre de 2023, feita pela Abrasce, indica crescimento de 27,8%

Redação de Redação
2 de abril de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Shopping centers, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Com melhor resultado em 3 anos, shoppings de todo Brasil registraram 1.759 inaugurações

No último trimestre de 2023, aproximadamente 1.759 marcas abriram lojas em shoppings por todo o Brasil, marcando o melhor resultado desde o início da série histórica no primeiro trimestre de 2021. Os dados levantados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) indicam que, em comparação com o terceiro trimestre, que teve 1.376 marcas em expansão, houve um crescimento de 27,8%.

O desempenho também superou o registrado no quarto trimestre, com 1.578 marcas inaugurando unidades – alta de 11,5%.

O estudo “O varejo dos shoppings: marcas em expansão” revela que os segmentos que mais expandiram entre outubro e dezembro foram: alimentação e bebidas (25%), seguido por vestuário (20%), artigos para o lar, decoração e presentes (7%), perfumaria e cosméticos (6%), calçados (5%), entretenimento (5%), relojoaria e joalheria (4%), acessórios (4%), serviços estéticos (4%), telefonia e acessórios (3%) e artigos esportivos (2%).

Mais inaugurações

Entre as 1.759 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do ultimo ano, a Abrasce  listou as que mais abriram lojas em relação aos segmentos mapeados pelo estudo:

  1. Milky Moo (alimentação e bebidas);
  2. Natura (perfumaria e cosméticos);
  3. Pandora (relojoaria e joalheria);
  4. Fini (alimentação e bebidas);
  5. Kopenhagen (alimentação e bebidas);
  6. KFC (alimentação e bebidas);
  7. L’Occitane (perfumaria e cosméticos);
  8. Vivara / Life by Vivara (relojoaria e joalheria);
  9. Touti Cosmetics (perfumaria e cosméticos);
  10. Chocolates Brasil (alimentação e bebidas);
  11. Crocs (calçados);
  12. Havaianas (calçados); e
  13. Cacau Show (alimentação e bebidas)

Destaques de 2023

Mais de 4 mil marcas anunciaram inaugurações de novas lojas em shopping centers no ano passado, de acordo com os mapeamentos trimestrais realizados pela Abrasce.

Na lista das top 50 marcas que mais inauguraram lojas, 25 estrearam no ranking geral de 2023, sendo 6 da categoria alimentação e bebidas: a rede de lanchonetes Popeyes, Mundo di Chocolate, Chocolates Brasil Cacau, Chiquinho Sorvetes, Jah Açaí, Sorvetes e Picolés e Casa Bauducco.

Na sequência, calçados, contou com quatro estreias: Crocs, Democrata, Usaflex e Anacapri, seguido de vestuário: Criatiff, Farm e Youcom. Em telefonia e acessórios, as estreias foram da Vivo, Tim e Motorola.

No ramo de perfumaria e cosméticos, duas marcas se destacaram: L’Occitane e Avatim. Em artigos de viagens, os destaques foram Bagaggio e Inovathi. Em artigos para o lar, decoração e presentes as marcas MBOX e First Class Home se sobressaíram entre as outras.

Relojoaria e joalheria, óticas e livraria e papelaria tiveram uma marca cada: Pandora, Óticas Carol e Livraria Leitura, respectivamente. Uma marca ganhou destaque de estreia em shopping centers em 2023 e conquistou um lugar no ranking geral: a loja Reebok, focada em artigos esportivos.

O presidente da Abrasce, Glauco Humai, destaca que a recuperação dos níveis de venda tem atraído um número crescente de marcas para os shoppings, reconhecidos como importantes centros de convivência e conveniência, e espaços em constante evolução.

O executivo ressalta que, apesar dos desafios macroeconômicos enfrentados pelo país em 2023, o setor demonstrou novamente sua resiliência e capacidade de crescimento em diversas áreas.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Bares e restaurantes criaram cerca de 70 mil novos empregos no último trimestre

Próxima Postagem

Com comemoração no fim do mês, vendas no varejo caem 5,0% na Páscoa

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV
Economia

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra
Economia

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios
Tecnologia

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Economia

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Páscoa

Com comemoração no fim do mês, vendas no varejo caem 5,0% na Páscoa

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.