Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como conseguir bons resultados com seus distribuidores

Rodrigo Catani de Rodrigo Catani
21 de maio de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos desafios mais complexos para as indústrias de bens de consumo no Brasil é atingir alta cobertura de clientes, a chamada distribuição numérica. Quando pensamos no pequeno varejo, são milhares de pontos de venda, com alta dispersão geográfica, mas que representam uma fatia muito relevante do mercado. Segundo dados da Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), os pequenos supermercados e o varejo tradicional (mercearias, empórios etc.) representam algo entre 35% e 40% do faturamento total do varejo alimentar brasileiro.

Exceto em grandes regiões metropolitanas onde há uma alta densidade de clientes, é praticamente inviável atender diretamente essa camada de clientes. Para conseguir eficiência e rentabilidade, as indústrias se utilizam dos canais indiretos, como atacadistas e distribuidores. Eles têm um papel fundamental, pois entregam a capilaridade que a indústria precisa, com mais eficácia.

Como geralmente trabalham com uma carteira de fornecedores complementares em termos de mix, conseguem ter sinergia e baixos custos para operar com pedidos mínimos menores do que a indústria, fazem um fracionamento de mix importante para o pequeno varejo e costumam ser muito eficientes na entrega, pois têm estoque e estão fisicamente próximos dos clientes, além do trabalho fundamental de gestão de crédito na venda para o pequeno varejo, ponto que a indústria usualmente não tem expertise ou não quer assumir o risco.

Na prática o que observamos em conversas com clientes é que a maioria das indústrias não consegue obter bons desempenhos com os distribuidores, “deixam dinheiro na mesa” por não gerirem o canal de forma estruturada. Vamos analisar alguns pontos-chave que podem contribuir para potencializar o canal:

  1. Identificar e selecionar os parceiros adequados, distribuidores com o perfil que combine com os da sua indústria, avaliando o mix de produtos vendido por eles, o tipo de clientes atendidos, modelo de vendas, equipe comercial e expertise logística. É um processo que requer uma homologação, de fato, para iniciar a relação de maneira consistente;
  2. Definir as áreas geográficas ou territórios de atuação e os segmentos de clientes que os distribuidores irão atender. Nada pior para o negócio do que ter os vendedores da indústria e dos distribuidores disputando os mesmos clientes;
  3. Elaborar e revisar periodicamente uma política comercial consistente que propicie um patamar de preços adequado. A recomendação é partir do preço de venda na ponta e negociar uma margem saudável com os distribuidores para assim criar condições comerciais competitivas para toda a cadeia;
  4. Construir pacotes de benefícios para incentivar a equipe de vendas do distribuidor e o sell-out. Estamos falando de campanhas de incentivo, bonificações específicas para o canal e promoções para os clientes;
  5. Capacitar a equipe do distribuidor de modo constante e efetivo, tanto para a equipe de vendas, de atendimento ao cliente quanto para times de logística e backoffice;
  6. Ter uma logística ágil, com bons índices de Otif (on-time, in-full), ou seja, pedidos sem cortes e entregues nas datas prometidas. O pequeno varejo, cliente do distribuidor, trabalha com uma cobertura de estoque muito pequena, portanto, não ter disponibilidade ou atrasar entregas significa perda de vendas para o concorrente;
  7. Estruturar um modelo de gestão desenhado para os distribuidores com equipe dedicada, metas bem calibradas, KPIs específicos, reuniões de monitoramento de resultados e estar presente, sair a campo com o time, entender os problemas do dia a dia e buscar as soluções em conjunto;
  8. Por último, mas não menos importante: o distribuidor não é seu cliente, ele é um canal para que seus produtos cheguem aos clientes deles e, finalmente, aos consumidores finais. E os distribuidores são mais efetivos quando há um trabalho próximo e em perfeito alinhamento com a indústria. Muitos distribuidores já compartilham dados de seus clientes, como vendas, estoque, giro e, assim, conseguem ser mais assertivos na negociação de demandas junto aos fornecedores parceiros.

Sim, de fato, é uma jornada que não acaba nunca, pois o mercado é muito dinâmico e o canal precisa ser constantemente incentivado, gerido e monitorado para que se atinja os objetivos de distribuição, alcançando o maior número de consumidores possível de maneira rentável e escalável.

Rodrigo Catani é head da Gouvêa Consulting.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Nike, Somos Ciee e Corinthians anunciam edital de bolsas de estudo para jovens negros

Próxima Postagem

LuzIA, assistente virtual espanhola, deixa o WhatsApp devido aos custos da plataforma

Rodrigo Catani

Rodrigo Catani

Minibio: Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV, Catani atua em consultoria de gestão empresarial há mais de 20 anos, com sólida atuação na liderança e execução de projetos nos segmentos de varejo, indústrias de bens de consumo e serviços. Suas áreas de expertise são: Estratégia de Distribuição, Otimização do Go-to-Market, D2C, Eficiência Comercial, Redesenho de Modelos de Negócios, Desenho de Jornadas do Consumidor e Integração entre canais físicos e digitais, incluindo Omnichannel.

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Luzia, assistente virtual espanhola, deixa o WhatsApp devido aos custos da plataforma

LuzIA, assistente virtual espanhola, deixa o WhatsApp devido aos custos da plataforma

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.