Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Equilíbrio entre tecnologia e humanidade: o caminho para o crescimento e impacto positivo das redes de foodservice

Felipe Koga de Felipe Koga
24 de maio de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Equilíbrio entre tecnologia e humanidade: o caminho para o crescimento e impacto positivo das redes de foodservice

O setor de foodservice está passando por transformações significativas, impulsionadas por inovações tecnológicas e mudanças nas expectativas dos consumidores. Estive em Chicago, com a delegação da Gouvêa Foodservice e representando o Grupo Bittencourt, na NRA Show (National Restaurant Associociation), e acompanhei os principais insights sobre o setor e como as redes de franquias e o varejo de alimentação podem se apropriar desses aprendizados para se destacar no mercado.

E como era esperado, a tecnologia foi discutida de forma ampla. O seu uso, que já transformou diversos setores do mercado, aparece como estratégia indispensável também no foodservice. Ferramentas como sistemas de pedido digital, aplicativos móveis e quiosques de autoatendimento, uso de Inteligência Artificial, não apenas aumentam a eficiência operacional, mas também aprimoram a experiência do cliente, tornando-a mais personalizada e ágil.

De forma prática, as redes de franquias podem investir em aplicativos proprietários para ampliar a lealdade e a satisfação dos consumidores com a oferta de produtos personalizada, pois a marca consegue desenvolver promoções segmentadas, permitindo que os clientes façam pedidos, paguem e se relacionem com ela. Também com impacto nas operações, os quiosques de autoatendimento – que já vemos também em diversos negócios no Brasil – reduzem filas e melhoram a precisão dos pedidos, além de liberar os funcionários para focarem em tarefas mais humanizadas como atendimento ao consumidor de forma individualizada.

Outro aspecto que tem sido amplamente discutido é a sustentabilidade e redução de desperdício nas operações para minimizar os impactos ambientais. Gerir de forma inteligente os estoques com softwares que os monitoram em tempo real pode ajudar a prever a demanda e reduzir o desperdício de alimentos. Estabelecer parcerias com fornecedores locais e sustentáveis pode não só reduzir a pegada de carbono, mas também fortalecer a economia local e melhorar a imagem da marca perante os consumidores.

E, somado a isso, vimos que os restaurantes têm um papel fundamental no desenvolvimento de políticas que apoiem agricultores, reduzam crises sociais como as dos refugiados e abordem mudanças climáticas. Engajar com ONGs e órgãos governamentais para promover políticas que beneficiem a cadeia de suprimentos de alimentos e reduzam o desperdício com um todo pode ser uma alternativa para acelerar a adoção dessas práticas. Do ponto de vista operacional, essa abordagem atrai talentos e promove maior engajamento dos times.

E isso nos leva também à necessidade de balancear tecnologia e interação humana. Não se trata apenas de fornecer alimentos com excelência nas operações, mas de cuidar de toda a cadeia que impacta de forma direta e indireta a sociedade e o meio ambiente. Investir em treinamentos que capacitem os funcionários sobre o tema e como utilizar a tecnologia a favor de estabelecer a conexão com o cliente é fundamental. Isso mantem a essência do atendimento humano tão necessário para hospitalidade e excelência do atendimento.

Cada vez mais fica claro que a combinação de tecnologia, sustentabilidade, interação humana, diversidade, conexão com a comunidade e influência política são os pilares para o sucesso no setor de foodservice hoje e no futuro próximo. Redes de franquias e o varejo de alimentação que souberem se apropriar desses aprendizados estarão mais bem posicionados para atender às expectativas dos consumidores modernos e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Felipe Koga é head de consultoria do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Leroy Merlin aposta em modelo Express para expansão da marca

Próxima Postagem

“Tecnologia é legal desde que gere impacto nas decisões de negócio”, diz CEO da C&A

Felipe Koga

Felipe Koga

Felipe Koga é head de consultoria do Grupo Bittencourt, administrador de empresas formado pela FGV-EAESP, com ênfase em finanças corporativas e gestão estratégica. Possui experiência em estruturação de redes de franquias, avaliação de empresas/valuation, desenvolvimento de conceitos e expansão de redes de negócios.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
"Tecnologia é legal desde que gere impacto nas decisões de negócio", diz CEO da C&A

"Tecnologia é legal desde que gere impacto nas decisões de negócio", diz CEO da C&A

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.