Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Vip Me: Inteligência Artificial revolucionando o foodservice

Cristina Souza de Cristina Souza
28 de maio de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos
Vip Me: Inteligência Artificial revolucionando o foodservice

A hospitalidade é um luxo tradicionalmente oferecido pelos seres humanos. Como conceito, ela apresenta muitas nuances e oportunidades de interpretação individuais. Em um hotel de luxo, é a entrega da experiência perfeita. Em um pequeno quiosque de café, é a atenção de perguntar sobre como está o seu dia.

A percepção sobre hospitalidade depende do estado de espírito de quem busca um serviço ou produto, depende da proposta de valor da empresa ali representada e de fatores externos que podem afetar as duas partes. Sempre que há um ser humano envolvido, existem empatia, interpretação do contexto e senso de urgência.

Já a Inteligência Artificial está longe de ser uma buzz word (palavra do momento) e, desde 1960, começou a ser utilizada em experimentos para tradução, pouco mais de 14 anos depois de criado o primeiro computador. Ou seja, ela vem permeando nossa vida há algum tempo.

Como ambas convivem no mercado de foodservice? Sem dúvida em duas grandes áreas. A primeira é a de gestão, apoiando os empresários, gerentes e times a tomarem decisões mais assertivas de forma a impactarem positivamente os resultados do negócio. Algo fundamental em um momento de margens tão oprimidas. E a segunda área é a de atendimento.

O cliente anseia por personalização no seu atendimento. Na verdade, ele busca pelo sentimento de se sentir especial. Um termo que aprendemos em uma das apresentações da Technomic durante a NRA Show 2024 foi o Vip Me, ou seja, faça-me sentir incrível.

Geralmente, quando pensamos em melhorar a experiência do cliente, no Brasil, consideramos treinar mais as nossas equipes. A necessidade de treinamento segue imperativa. Independentemente do nível das pessoas, elas precisam ter clareza e estarem preparadas para interagir com os clientes de forma alinhada ao esperado pela empresa. Nos níveis mais altos, é a capacidade de pensar, mobilizar e agir estrategicamente; na base da pirâmide, é cultura, padrões, eficiência e entrega.

Considerando que os funcionários estejam treinados, como eles vão tornar a experiência do cliente realmente vip em um fast-food? Em um supermercado? Na cafeteria? Ou até mesmo no restaurante ou hotel cinco estrelas, considerando os desafios de mão de obra que temos no mercado?

No mercado americano, a dor é a falta de gente para o trabalho. Muitas pessoas gostam dos bônus sociais de atuar no setor de hospitalidade. Por exemplo, falar outros idiomas, interagir com pessoas e ter experiências gastronômicas diferenciadas – além das gorjetas, é claro.

Porém, o desejo pelo home office dos mais jovens, clientes indóceis e jornadas longas parecem suplantar esse potencial bônus. E o que vemos é um cenário em que dois garçons atendem sozinhos restaurantes com 30 ou mais mesas em horários de pico. Ou seja, se cada mesa tiver 4 lugares, com um giro e meio, são 180 clientes atendidos em pouco mais de 2 horas e meia, por apenas dois profissionais. Presenciei muitos momentos extenuantes e de alta pressão como esse recentemente.

Pensando em Brasil, nossa crise de mão de obra disponível é menos drástica. O problema é a qualificação, somada à falta de investimentos operacionais para tornar a jornada desses profissionais menos cansativa e à falta de infraestrutura das grandes cidades – que os empurram para horas de transporte público -, além do aquecimento de outros setores da economia ou o desejo pelo self employment (Uber, motoboy, etc).

Seja nos Estados Unidos, seja no Brasil, a Inteligência Artificial é um motor para aumentar o acesso ao conceito Vip Me. Estar em um fast-food, ter seu celular reconhecido via radiofrequência ou a partir do login na rede local, antes mesmo de você se aproximar do totem de autoatendimento, e ele personalizar o seu atendimento com mensagens do tipo: “Super bem-vinda! Seus pratos favoritos dos últimos pedidos online e em loja estão disponíveis, mas queremos te apresentar dois lançamentos que você pode gostar.” Você finaliza seu pedido, provavelmente já sorrindo, porque salvou tempo ao escolher o que gostaria e recebe uma carinha, mensagem ou algo divertido ainda da máquina.

Ao se sentar, seu pedido chega até você por um robozinho que identifica seu aparelho e leva até você tudo o que pediu. Sistema frio? Mas o que você estava buscando como hospitalidade nesse momento? Comida segura em termos de qualidade, rapidez no atendimento, cortesia e eficiência. Então, esse foi um momento Vip Me. Para completar, o consultor de relacionamento da empresa (não mais garçom) passa para te cumprimentar, saber como está tudo e se precisa de algo mais. Trazendo a visão de que os humanos continuam cuidando de você.

Ainda não vi isso tudo junto em operação, mas estou descrevendo algo muito próximo de se realizar e com o que poderemos ter de conviver, inclusive com felicidade. Algo que deverá se transformar em transversal do fast-food ao fast casual, seja de rede, seja independente.

Esse novo modelo deverá pressionar o mercado a ter processos ainda mais bem estruturados, pois os robôs não trabalham bem com a imprevisibilidade.

Para os restaurantes de ticket mais alto, como os de casual e fine dining, as ferramentas de Inteligência Artificial serão uma alavanca para a proximidade. Para que o garçom me chame pelo nome, também lembre dos meus pratos favoritos, seja avisado de que há mais de 8 minutos não circula no salão e que a regra de ouro da casa é essa. Detectar que cruzou com clientes e não os cumprimentou porque as câmeras estarão conectadas e o sistema ajudará os restaurantes, apoiando na correção imediata das ações.

Mas por que os robôs não irão trabalhar em conceitos casual e fine dining? Como o luxo pressupõe serviços prestados por humanos, a expectativa é de uma conexão genuína, então a IA passa a ser coadjuvante para o ser humano tornar a visita ao restaurante absolutamente perfeita.

Um novo perfil de garçom nascerá. Mais conectado à tecnologia, que consegue ouvir um ponto auditivo e interpretar as orientações de forma altamente positiva. Mais produtivo e menos exausto por ter de lembrar cada coisa que o cliente pediu, pois a IA estará ali para ajudá-lo.

Alguns, ao ler esse artigo, vão dizer que o profissional de serviço (garçom, garçonete, atendente) se tornará preguiçoso ou até menos inteligente. Mas não é verdade. Você já ficou em pé durante um ou até dois turnos para atender clientes em dias de alto movimento. É exaustivo.

O profissional não tem vontade de estudar, praticar esportes, conviver com a família, porque não tem energia. Essas evoluções deverão tornar a profissão novamente interessante/sexy para as novas gerações e inclusiva, pois pessoas de mais idade poderão continuar trabalhando e isso deverá gerar profissionais que realmente estão ali por serem apaixonados pelo que fazem, sem sacrifícios adicionais, além de terem uma vida melhor.

Ilusão? Poesia? Com certeza não. IA positiva.

Até o próximo.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Carnes vegetais estão no prato de 26% dos brasileiros das classes ABC uma vez por mês

Próxima Postagem

No Brasil, o varejo físico pode se tornar a principal fonte de renda de retail media

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
No Brasil, o varejo físico pode se tornar a principal fonte de renda de retail media

No Brasil, o varejo físico pode se tornar a principal fonte de renda de retail media

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.