Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Retail Media

Com estratégia de retail media no varejo físico, Oxxo chega a 10 lojas emblemáticas em 6 meses

O panetone Bauducco vestiu a primeira unidade brasileira em 2023; desde então, outras 9 marcas se tornaram parceiras

Redação de Redação
19 de junho de 2024
no Notícias, Retail Media, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Oxxo transforma loja em máquina de videogame para o lançamento da Fanta Pac-Man

A rede Oxxo, de mercados de proximidade, trouxe para o Brasil o conceito de lojas emblemáticas, estratégia de marketing voltada para o varejo físico para divulgar os clientes a experimentar ou a consumir os produtos da campanha, ampliando as vendas do parceiro e da própria unidade. Mas não só: “vestir” as fachadas, tornando-as temáticas também é um braço de negócio já aplicado pela matriz no México, e que, agora, ganha popularidade no território brasileiro, uma vez que o grupo alcançou 10 projetos implementados em 6 meses com nove marcas, já que a Amstel levou dois projetos para o Oxxo.

A ferramenta-chave utilizada nas campanhas é o retail media, o serviço de mídia para o varejo físico, que vem transformando a forma de se fazer publicidade em todo mundo. Baseado em inteligência de dados, a vertical de negócio apresenta informações assertivas acerca do consumo de seus clientes e promove campanhas assertivas no ponto de venda, onde ocorrem 89% das compras nacionais. A oferta de mídia pode ser digital, analógica ou integrada.

A primeira loja emblemática no País foi lançada no início de dezembro, em parceria com a Bauducco, na capital paulista, combinando as vendas para o fim de ano.

Em uma pesquisa realizada pela Worth Global Style Network (WGSN), empresa de previsão de tendências, uma das apostas para o varejo físico em 2024 é criar experiências que surpreendam os consumidores, desde anúncios mais criativos, interativos e integrados ao ambiente das lojas. E essa previsão vai em linha com a execução dos projetos.

“O Oxxo possui uma conexão muito grande com seu público e nossa ideia era levar ainda mais a proximidade para os nossos consumidores. Por meio das parcerias com as indústrias, inovamos e fizemos o lançamento desses projetos, que foram grandes sucessos surpreendendo o mercado e nossos clientes”, explica Camila Assis, head de Marketing e Comunicação Externa do Grupo Nós.

O projeto das lojas emblemáticas consiste no envelopamento de lojas Oxxo a partir dos conceitos, cores e elementos de cada marca parceira. Datas sazonais como Natal, Carnaval, Páscoa e Festas Juninas, lançamentos e promoção de produtos já foram temas de decorações de lojas, que, em média, têm a duração de dois meses.

Além disso, o projeto consiste em uma estratégia de incremento de receita por meio da ação cooperada. Todas as lojas que receberam o projeto de Lojas Emblemáticas tiveram crescimento na venda dos itens da indústria parceira, na média, de dois dígitos, aumento no ticket médio do produto na loja implementada e incremento de fluxo na loja na média de dois itens.

O projeto também contou com uma grande repercussão nas redes sociais do mercado, que inclui posts collab com as indústrias e posts de sustentação para fomentar o engajamento do público. Ao todo, foram mais de 5 milhões de visualizações nos conteúdos sobre o tema. As colaborações com as marcas contribuíram significativamente para amplificar o alcance e a relevância das mensagens, gerando uma interação positiva e um aumento no reconhecimento das companhias.

“Entendemos que parcerias com a indústria fazem parte da atuação de Oxxo no País e a jornada do consumidor no ponto físico é crucial para isso. Gosto de reforçar que é no ponto de venda que as relações e conexões acontecem. Por isso, acreditamos que esse conceito e parceria com as indústrias fazem parte do retail media com foco no físico, que permite a aproximação com os nossos consumidores, levando ainda mais impacto, inovação e experimentação para as nossas lojas”, acrescenta Camila.

Lojas emblemáticas

No México, país originário da rede Oxxo, a prática já é bastante comum e faz muito sucesso entre os consumidores. São conhecidas como tiendas insignias (daí o nome “loja emblemática”, em português). Já foram realizados mais de 100 projetos de lojas, por todo o país, em parceria com diversas marcas.

Projetos implementados no Brasil do mais antigo para o mais recente:

  • Bauducco: loja em formato de panetone na época do Natal, em dezembro de 2023;
  • Ambev: lançamento de Beats sabor gin e frutas tropicais, durante o Carnaval, em fevereiro de 2024;
  • Nestlé: loja-conceito para o período de Páscoa, em março de 2024;
  • Mondelez: loja-conceito para o período de Páscoa, em março de 2024;
  • Fanta: lançamento das latas de Fanta Pac-Man, em abril de 2024;
  • Amstel: loja-conceito para o evento “Kings Day”, em abril de 2024;
  • Pepsi: loja com transmissão de jogos do principal campeonato interclubes da Europa, em maio de 2024;
  • Yoki: loja-conceito para o período de Festas Juninas, em maio de 2024;
  • Amstel: loja conceito para as ações durante a Parada LGBT de São Paulo, em junho de 2024;
  • Bimbo: loja para reforçar as características “intensas” do snack Takis, em junho de 2024.

As 10 lojas emblemáticas do Oxxo

1 do 10
- +
Oxxo
Oxxo
Oxxo
Oxxo
Oxxo
Oxxo
Oxxo
Oxxo
Oxxo

Imagens: Divulgação

Postagem anterior

Ação com a cantora de bossa nova Alaíde Costa dá à AlmapBBDO primeiro Grand Prix para o País

Próxima Postagem

Juntos Somos Mais e Anamaco lançam indicador do varejo da construção

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Juntos Somos Mais e Anamaco lançam indicador do varejo da construção

Juntos Somos Mais e Anamaco lançam indicador do varejo da construção

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.