A Amazon anunciou uma nova etapa de expansão de suas operações no Brasil, com foco em logística, inteligência artificial e parcerias com empresas nacionais. A empresa, que emprega mais de 18 mil funcionários diretos e indiretos no país, afirma que suas operações no Brasil já impulsionam centenas de milhares de empregos externos em setores como construção civil e logística.
Em 2019, a varejista contava com um único centro de distribuição e um milhão de produtos listados para venda. Atualmente, a empresa opera com mais de 100 milhões de produtos em 50 categorias, distribuídos por mais de 100 polos logísticos em diversas regiões do país, garantindo a entrega de pacotes em todos os municípios brasileiros.
A Amazon tem investido em programas que capacitam e apoiam o desenvolvimento dos envolvidos em sua cadeia logística, com a colaboração de parceiros como a Azul Linhas Aéreas, responsável pelo transporte aéreo para vários destinos do país, a To do Green, que realiza entregas com veículos elétricos, e a Favela Llog, especializada na distribuição de pacotes em favelas de São Paulo.
O plano de expansão da Amazon também inclui a ampliação do programa global DSP (Delivery Service Partner – Parceiro de Serviço de Entrega), que desenvolve empreendedores para criar suas próprias empresas de logística e realizar entregas de pacotes vendidos na Amazon. No Brasil, o programa conta com 41 empreendedores responsáveis pela contratação de mais de 3 mil motoristas.
Segundo a empresa, o uso de tecnologias exclusivas e a parceria com empresas locais têm otimizado o processo de seleção de produtos, empacotamento e entrega, permitindo que a Amazon atenda todas as capitais e grandes regiões metropolitanas do país, incluindo áreas periféricas e rurais.
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