O GPA, responsável pelas redes Pão de Açúcar e Extra, anunciou o rebranding de sua principal marca própria, a Qualitá, em resposta ao crescimento do mercado de marcas próprias no Brasil. Lançada em 2008, a marca passou por uma reformulação completa, que inclui a modernização da identidade visual, novas embalagens e a segmentação do portfólio em cinco categorias: Exclusive (produtos de alta performance), Home (itens para casa), Care (cuidados diários), Baby (linha infantil) e Pet (produtos para animais de estimação).
“A mudança no posicionamento simboliza um novo momento de Qualitá, que atinge um estágio de marca própria mais madura e próxima de seus consumidores. O objetivo de rever a comunicação é crescer a percepção de qualidade por meio de uma marca e embalagem moderna, que se aproxime do consumidor, gerando maior identificação para que se torne a sua primeira opção”, afirma Gian Franco Rocchiccioli, sócio e head de Estratégia da Pande
Sob o slogan “Viva suas boas escolhas”, a nova identidade de Qualitá foi desenvolvida em parceria com a agência de branding Pande e busca construir uma comunicação mais próxima com os consumidores. Até o final do ano, mais de 1.000 produtos da marca serão lançados ou relançados com as novas embalagens e identidade visual, incluindo itens como vinhos, cápsulas de café e fraldas.
“Como forma de conectar a marca à diferentes perfis de consumidores, Qualitá expande sua presença em diferentes tiers, oferecendo desde produtos acessíveis para um público que está em busca de trazer maior indulgência e descobertas para sua alimentação, até a oferta de produtos que atendem a necessidade do consumidor AA e aumentam sua identificação com a marca”, explica Allan Gate Hock, diretor de Marcas Exclusivas do GPA.
A renovação da marca é parte da estratégia de turnaround do GPA, que visa recuperar a rentabilidade da empresa. As marcas próprias têm sido um componente importante dessa estratégia, representando atualmente 21% das vendas do GPA. Além de aumentar a frequência de compras, essas marcas são vistas como uma ferramenta essencial para a fidelização dos clientes e o crescimento do fluxo nas lojas.
“A frequência de um cliente que compra marca própria é 2,5x maior do que aquele que não consome esses itens, e seu ticket médio é 60% superior. Cerca de 80% de nossos consumidores levam algum produto de marca exclusiva, sendo que seis em cada 10 levam pelo ao menos 1 item da marca Qualitá. As marcas próprias são imprescindíveis, uma vez que atuam na fidelização do cliente e ajudam em um pilar estratégico importante para a companhia, que é a concentração das compras daquele cliente nas nossas lojas”, analisa Gate.
Para garantir a qualidade dos produtos Qualitá, a empresa mantém uma equipe dedicada à realização de rigorosos testes, semelhantes aos aplicados pelas grandes indústrias alimentícias.
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