Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Receita de sucesso: a expansão do seu negócio de alimentação combinada a escala de vendas

Cristina Souza de Cristina Souza
15 de outubro de 2024
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Receita de sucesso: a expansão do seu negócio de alimentação combinada à escala de vendas

O grande sonho de um empreendedor do mercado de alimentação, seja ele independente ou rede, é expandir os seus negócios fisicamente e crescer suas vendas, não só pela expansão, mas pela conquista de novos clientes. Parece fácil e óbvio que as duas coisas andem juntas. Porém, na prática, nem sempre é verdade. Para alguns, pode custar o desequilíbrio financeiro e, para outros, até a perda do negócio.

Alguns motivos para se atentar é que o boom de novidade gerado por um produto ou conceito nunca dura para sempre. Na verdade, dura cada vez menos tempo. Expandir em um cenário de empolgação é arriscado. O ideal é esperar a onda passar e entender os números reais do negócio para, então, planejar sua expansão.

Outra questão é que uma boa ideia nunca é só sua. Outros irão se inspirar no seu negócio ou na tendência, já que, com a digitalização global, tudo é acessível a todos, o que pode gerar uma saturação do modelo, levando ao sucesso somente os mais consistentes.

Um ponto a se considerar na expansão são diferenças culturais e preferências locais. Quando alguém entra em contato com o nosso produto e a nossa marca e vive a experiência, diz: “Quero levar para a minha cidade”. Invariavelmente, isso exige um estudo de mercado. Não é porque aquela pessoa se identificou com a marca que ela será sucesso em sua região. Então, é importante estudar e estar aberto a adaptações. Isso vale, inclusive, para marcas globais. Em nenhum outro lugar do mundo a Starbucks vende pão de queijo, e a marca Popeyes fez adaptações em seus temperos para conquistar os brasileiros, entre outras.

Os desafios operacionais são comumente subestimados. Em uma primeira loja, o controle é maior, tudo nasceu ali. As pessoas já conhecem os processos. Nas expansões, novas ações alinhadas à multiplicação do negócio são exigidas, como padrões de abastecimento, de produção, treinamento, atendimento e tudo mais que possa afetar o desempenho do negócio. Além, claro, da identidade visual e de comunicação com os clientes.

Na expansão, construir e gerir a estratégia de marketing é crucial. Exclusividade, escassez, diferenciação são elementos muito atrativos para o consumidor moderno – diria que é quase um vício sobre o que os atrai. Se a sua marca passa a estar em vários lugares, a percepção inicial é de que ela está se “diluindo” e  deve buscar diferenciais em novos players. Nesse momento, é importante reunir especialistas de marketing e discutir caminhos para manter a magia.

O mercado brasileiro ainda tem muitas oportunidades para expansão. Porém, só sobrevivem os mais profissionais.

Eficiência operacional é imperativa em processos de expansão. O modelo de gestão deve ser assertivo e garantir a perfeita gestão de custos, pessoas e processos. À medida que seja feito um plano de expansão, é possível buscar parceiros para que não só os custos de implantação, mas os de abastecimento, sejam minimizados. Outra questão é a análise profunda do momento certo de centralização ou terceirização de produtos para que os padrões possam ser mantidos.

Um erro comum na expansão é a competição com o próprio negócio, quando unidades com muita proximidade geográfica dividem o público. E as chances de os dois negócios minguarem é grande. A menos que haja estratégias para conquistar consumidores que ainda não acessavam o seu negócio. Na contramão, a abertura de unidades com grande distanciamento geográfico também gera muitas perdas. Tudo o que foi dito no parágrafo anterior se perde, e o pior, são adicionados muitos custos

Por fim, ter consciência de que o processo de construção da escala de vendas também exige maturação naquela nova praça. A conquista dos clientes, sua adaptação ao seu modelo. Então, aqui somos exigidos em resiliência, em muito foco e trabalho duro.

Para que a taxa de sucesso seja elevada na expansão é necessário realizar:

  • Pesquisa de mercado robusta, inclusive, comparando casos de sucesso e fracasso na expansão de redes de alimentação;
  • Construir estratégias de localização bem planejadas;
  • Criar um modelo forte de gestão operacional;
  • Gerar ações que inovem e conectem o cliente com a essência da marca;
  • Ser adaptável às condições locais; e
  • Contratar especialistas em foodservice para apoiar essa jornada.

O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente. Ele irá expelir os negócios que não estiverem realmente prontos para lhe entregar a melhor experiência.

Não faça bem feito. Faça perfeito.. É isso o que o cliente espera da sua marca.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Dengo Chocolates inaugura primeira franquia no Shopping Market Place

Próxima Postagem

Com ecossistema de retail media, Casas Bahia Ads cresce 112% em receita

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Com ecossistema de retail media, Casas Bahia Ads cresce 112% em receita

Com ecossistema de retail media, Casas Bahia Ads cresce 112% em receita

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.