A revolução digital caminha a passos largos nas mudanças culturais e comportamentais dos consumidores, tal afirmação não precisa de grandes comprovações, já é fato consumado especialmente no Brasil como destaca diversos relatórios.
O jargão Mindset Digital surgiu desse contexto. E nada mais é do que o modelo mental de um grupo de pessoas que passa a se comportar de forma padrão por conta da integração das tecnologias nos seus hábitos. Nesse caso vou tratar principalmente nas alterações dos hábitos de compra.
É digital, porém nem tudo se resume à tecnologia, mas sim à experiência e benefícios que as tecnologias criaram. Nos últimos anos, a experiência de compra online tem evoluído rapidamente, criando hábitos, substituindo outros de forma rápida nos consumidores.
Veja como a jornada de compra do cliente que passa a incorporar novos hábitos de compra tem evoluído:
- Passear no centro da cidade em busca de ofertas e pesquisando preços foi substituído pelos diversos sites de pesquisa de ofertas e comparadores de preço. O cliente sai de casa sabendo onde irá comprar;
- Negociar preço e descontos por conta do meio de pagamento – “à vista tem desconto?” foi substituído por comparações com preços online – “você cobre o preço do site?”
- As indicações e sugestões de amigos foram substituído pelos diversos sites e redes sociais que oferecem e contribuem com uma imensa quantidade de recomendações, compartilhamentos, reclamações de produto;
- Ser atendido deixou de ser opção obrigatória, e o atendimento passou a ser substituído por ferramentas, equipamentos e aplicativos de self-checkout;
- Tirar dúvidas sobre produtos e questões técnicas foi substituído por pesquisas no Google e vídeos, conteúdos todos gratuitos e apresentados em diversos métodos e formatos.
Se, para muitos, a compra na loja física é mais “valoriza” que a loja online, para justificar um preço normalmente maior, veremos que essa visão está cada dia mais contestada!
Empresas estão desenvolvendo novas maneiras de interagir com o consumidor criando uma experiência online ainda mais encantadora do que a tradicional loja física. Se você não acredita, sugiro que você conheça a CASPER uma empresa que está revolucionando a forma de vender colchões! Simplesmente genial!
Ter um Mindset Digital muitas vezes é tangibilizar experiências online na loja física. Veja nas imagens abaixo como a Amazon consegue de forma simples promover hábitos de compra digitais na sua loja, com soluções bem simples:
- Prateleiras com os produto mais vendidos no bairro;
- Recomendação de produtos conforme “Se você gostou, você também vai gostar…”;
- Espaço com seleção das melhores compras para dar de presente;
- Produtos com reviews, ratings e recomendações, permitindo o cliente ter maior segurança na compra.
Por isso reafirmo, o Mindset Digital não é focar em tecnologia, mas entender o cliente digital e agir conforme esse comportamento. A tecnologia é importante, mas não imprescindível. É possível agregar muito na loja, na operação e nas ofertas trabalham com esse mindset. As grandes empresas digitais entendem isso e por isso seguem uma linha de trabalho com os seguintes princípios:
- Keep it Simple: Torne os processos simples e fáceis tanto para a operação como para o cliente;
- Be Agile: Seja rápido, não só no desenvolvimento, mas também nas melhorias e nas inovações;
- Use Data: Utilize dados e reforce as suas ferramentas, usando os dados, informações e conhecimento de forma inteligente;
- Focus on the CX: Foque na experiência do cliente encantando os seus clientes com uma jornada de compra: simples, rápida e inteligente.
Por isso é importante entender o seu negócio. Qual é o comportamento do seu consumidor? Você está preparado para atender as mudanças de comportamento dele? Se precisar de ajuda fale conosco.