Expandindo sua presença em território nacional, o Kwai, aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos, anunciou o lançamento de sua plataforma de e-commerce no Brasil, o Kwai Shop. A criadora da rede social de vídeos, a Kuaishou, vem investindo no País desde sua chegada, com aportes que já ultrapassam R$ 7 bilhões.
Nesse novo negócio, a empresa tem como meta se firmar no setor de comércio eletrônico, aproveitando o formato de vídeos curtos e oferecendo uma experiência de compra completa dentro do app. O Kwai Shop, além de permitir que empresas divulguem seus produtos, possibilitará que finalizem vendas e rastreiem pedidos dentro da plataforma.
“O Kwai Shop está transformando a forma como o comércio eletrônico é feito no Brasil, ao combinar a força dos vídeos curtos com a praticidade das compras online. Nosso foco é oferecer uma plataforma que não só potencialize pequenos negócios, mas também ajude grandes marcas a se conectarem de forma mais direta e engajada com seus consumidores”, afirma Ricky Xu, vice-presidente e chefe de plataforma global e comércio eletrônico da Kuaishou International Business.
O Kwai Shop entrou em fase de testes no final de 2023 e, no Brasil, já apresenta números significativos, com um aumento de 1.300% nas ordens diárias de compra em 2024. Esse resultado reforça o papel da plataforma como uma ponte entre marcas e consumidores, integrando o entretenimento com a conveniência do comércio eletrônico. Entre as categorias de produtos mais vendidas, os eletrônicos lideram, seguidos de itens para casa e maquiagens.
De acordo com dados recentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 70% dos pequenos negócios no Brasil já utilizam redes sociais como o Kwai para aumentar sua visibilidade.
Kuaishou no mercado chinês
No segundo trimestre de 2024, o volume bruto de mercadorias (GMV) da Kuaishou na China atingiu RMB 305,3 bilhões (aproximadamente US$ 42 bilhões). Esse valor representa um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2023. Entre as principais categorias de vendas no período estão roupas e sapatos (GMV de 13,1 bilhões de RMB), alimentos e bebidas (RMB 6,8 bilhões), beleza e cuidados com a pele (RMB 6,3 bilhões), joias (RMB 4,3 bilhões) e itens para casa (RMB 3,0 bilhões).
O resultado positivo foi impulsionado pela adoção massiva dos vídeos curtos como principal ferramenta de vendas, além do crescimento de 50% no número médio de comerciantes na plataforma em 2024. Audi, Tesla, Adidas, Nike, Apple, Budweiser, Midea e Florasis estão entre as empresas que apostam no e-commerce da Kuaishou.
Imagem: Divulgação