Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Brasil: consolidação de grandes marcas no foodservice e consumidores apaixonados

Cristina Souza de Cristina Souza
12 de novembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Brasil: consolidação de grandes marcas no foodservice e consumidores apaixonados

Os meses entre junho e novembro de 2024 destacaram três movimentações que marcam o cenário de consolidação que se desenha no mercado de grandes redes de alimentação no Brasil.

O primeiro foi a aquisição das operações Starbucks e Subway por Zamp (atual dona das operações de Burguer King e Popeyes), na sequência a renovação por mais 20 anos do contrato da Arcos Dorados para continuidade das operações McDonald´s no país, e, mais recentemente, Vinci Partners adquirindo 67% das operações da Bloomin Brands (Outback, Abraccio e Aussie Grill).

Esse último movimento com destaque para a qualidade de EBITDA da Bloomin Brands do negócio Brasil, o que o tornou um ativo importante para a matriz internacional, tornando essa uma negociação bastante positiva do ponto de vista financeiro.

Outro destaque levado em conta na negociação foi a construção de marca feita pelo time Brasil que reúne legião de fãs da marca Outback, e que agora segue na ampliação dessa cultura de relacionamento para Abraccio e Aussie Grill.

Do ponto de vista de economia, sempre falamos que o Brasil não é um país para amadores, pois os negócios são desafiados a conviverem com inflação, instabilidade política e sistema tributário, que vem sendo simplificado, mas ainda está longe de ser comparado ao de economias mais maduras.

Um marco a destacar no setor de alimentação é que nos últimos 25 anos o país viveu seu boom de profissionalização e expansão do agronegócio. Excelente para PIB e balança comercial e como efeito colateral, elevação dos padrões internos de produção para o mercado de foodservice, portanto, reduzindo a dependência de insumos importados para as marcas que se instalaram por aqui, além de maior competitividade nesse fornecimento.

Em 30 de junho de 2024 completamos 30 anos do plano real, um marco para o reposicionamento econômico do país, um vento a favor para o desenvolvimento de negócios em geral, mas, especialmente os do setor de alimentação. Uma vez que o processo de reorganização econômica trouxe maior confiança para o desenvolvimento de negócios internacionais no país e condições para os consumidores ampliarem seus hábitos de consumo de alimentos fora de casa.

O IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, desde 1995 ficou 58% do acumulado no ano abaixo de 6%, o que novamente, não é perfeito, mas permitiu aos líderes do segmento atuarem de forma mais estruturada.

Nesse momento o mercado de foodservice independente, que representa 78% do número de estabelecimentos no país, vem passando por um processo de enxugamento. Segundo dados da Data Driva, entre aberturas e fechamentos a diferença é de uma redução de 14% dos registros de negócios (CNPJ) com c-nae de foodservice só no período de janeiro a junho de 2024, representando cerca de 105 mil estabelecimentos.

A pressão do consumidor por mais qualidade e profissionalismo certamente dificulta a continuidade de estabelecimentos muito pequenos que, geralmente, não estão tão preparados e não possuem fôlego financeiro para se manterem por tempo suficiente para construírem uma relação de longo prazo, a exemplo do que as marcas citadas nesse artigo vêm fazendo.

Pensar que existem tantos interessados no setor nos fazer refletir que o caminho para dar vazão ao desejo de empreendedorismo pode ser o engajamento como profissional ou no segmento de franquias em uma etapa inicial para maior preparação.

Uma brincadeira que gosto de fazer é que marcas como Outback, Mc Donald´s, Burguer King e Starbucks estão para o Brasil, como o Brasil está para Bruno Mars. Uma relação nutrida pelo melhor de cada uma das partes, com carinho, respeito e interesse genuíno.

Ainda não sei o quanto Bruno Mars considera investir em artistas brasileiros para fazer uma contribuição adicional ao país, mas espero que as grandes redes considerem esse como um tópico fundamental em sua estratégia. Para devolver ao país mais do que impostos, mas a oportunidade de construirmos marcas fortes que possam tornar nossa indústria mais robusta, respeitável, e para que possamos existir em outros países e retornar ao nosso país mais riquezas.

Que venham mais 30 anos de maior maturidade e sucesso pela frente!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

DHL Express inaugura maior centro de processamento de cargas do Brasil

Próxima Postagem

Foodservice é a principal aposta de quem empreende nas favelas

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Foodservice é a principal aposta de quem empreende nas favelas

Foodservice é a principal aposta de quem empreende nas favelas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.