Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os desafios das indústrias de alimentos para mitigar a inflação nos custos de produção

Cristina Souza de Cristina Souza
26 de novembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Os desafios das indústrias de alimentos para mitigar a inflação nos custos de produção

A indústria de alimentos e bebidas é a maior do Brasil. Ela processa 60,9% de tudo o que é produzido no campo, reúne mais de 41 mil empresas, gera dois milhões de empregos diretos e representa 10,7% do PIB do País.

Em 2023 o faturamento da indústria de alimentos e bebidas cresceu 7,2% em relação a 2022, atingindo R$ 1,161 trilhão. Devido ao crescimento da exportação de alimentos, a expectativa é que 2024 novamente seja apurado crescimento, uma vez que em 2023, o Brasil se consolidou como o maior exportador mundial de alimentos industrializados – em volume, com 72,1 milhões de toneladas. (Fonte: ABIA)

Porém, nos últimos anos, a indústria de alimentos tem enfrentado desafios sem precedentes devido à inflação global, impulsionada por complexidades geopolíticas e mudanças climáticas. Relatórios da FAO e FMI destacam como esses fatores contribuem para a volatilidade nos preços dos alimentos, pois, impactam diretamente nos custos de produção.

Somado ao aumento nos preços dos insumos, temos energia e logística que achatam as margens das empresas. Nesse artigo exploro algumas estratégias que podem ser adotadas para mitigar esses impactos e garantir a sustentabilidade do setor.

A primeira é focar em estratégias de impacto na eficiência operacional, investindo em tecnologia e automação. O uso de Inteligência Artificial para otimizar processos e minimizar desperdícios é uma alavanca para acelerar a competitividade.

O segundo ponto é que o resíduo deve ser pauta da estratégia e integrar o movimento de economia circular se transformando em novo recurso, o que não apenas reduz custos, mas também atende às crescentes demandas dos consumidores por sustentabilidade.

O terceiro elemento é a diversificação de fornecedores. Torna-se crucial ampliar o acesso a novos players para mitigar riscos associados a flutuações de preços. Parcerias estratégicas podem assegurar a estabilidade dos preços e a segurança do fornecimento. Essas práticas podem manter a resiliência nesse período de incerteza.

Investir em pesquisa e desenvolvimento estimula a criação de alternativas mais acessíveis e sustentáveis, claro, sem comprometer a qualidade do produto. Assim, identificar novas preferências do consumidor e conectá-las com alternativas que entreguem: sabor, saudabilidade, aplicação e preço pode abrir novas oportunidades de mercado.

O quinto tópico é realmente atacar a precificação. O monitoramento dos concorrentes e a atuação dinâmica sobre a precificação permitirá às empresas ajustarem seus preços em tempo real, atendendo melhor às flutuações do mercado. Fácil não é, gera desafios para o time comercial, porém, protege a rentabilidade do negócio.

A expansão para novos mercados que permitam aumentar as vendas ou praticar melhores margens também é uma forma eficaz para driblar a corrosão das margens.

A revisão de despesas é prática comum na gestão estratégica das indústrias, mas, neste momento, migrar para a aquisição de energia proveniente de fontes limpas é imperativo, ampliando esse olhar para a alimentação da produção/armazenamento, mas, também para parceiros logísticos com práticas sustentáveis que permitam mitigar seus custos e, portanto, evitem o repasse de preços oriundos do aumento de combustíveis, por exemplo.

Por fim, pressionar o governo, através das associações para buscar subsídios e incentivos fiscais pode ser necessário para amortecer os impactos da inflação, sabendo que a indústria de alimentos e bebidas tem essa força. E, quando verticalizada, participar de programas que incentivem práticas agrícolas sustentáveis que trarão benefícios de longo prazo.

Esses são caminhos para as empresas não apenas sobreviverem à tempestade da inflação, mas emergirem mais fortes e preparadas para os desafios futuros.

Dada a proporção da indústria, ações enérgicas são importantes neste momento, pois seu peso irá contribuir para a sustentação de toda cadeia de alimentos e bebidas no país: varejo alimentar (venda B2C) e foodservice: atacado e/ou distribuidor (venda B2B) e operador.

É mais do que uma opção: é RESPONSABILIDADE!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Jack Daniel’s inaugura suas primeiras lojas pop-up exclusivas em São Paulo

Próxima Postagem

Jequiti aposta em loja física e ampliação de portfólio para acelerar expansão

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Jequiti aposta em loja física e ampliação de portfólio para acelerar expansão

Jequiti aposta em loja física e ampliação de portfólio para acelerar expansão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.