Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Do mercado ao atacarejo: a revolução do varejo alimentar no Brasil

Cristina Souza de Cristina Souza
24 de dezembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Do mercado ao atacarejo: a revolução do varejo alimentar no Brasil

Em 2024 o varejo alimentar no Brasil, enfrentou desafios gigantes causados por três fatores principais: econômicos, tecnológicos e sociais. A inflação empurrou o aumento de preço de alimentos e demais bens de consumo, gerando impacto no poder de compra dos consumidores e tornando extremamente sensível a dinâmica de gerenciamento de margens de lucro dos negócios.

Adicionalmente a esse cenário, o varejo alimentar, composto pelo grupo de supermercados, hortifrutis, empórios, mercados de bairro e conveniência, teve de enfrentar um feroz competidor, o atacarejo.

Desde a pandemia ele amplificou a captação de clientes de todas as classes sociais e, graças ao seu poder de compra e estratégias de fidelização extremamente atraentes, num contexto de sensibilidade aos preços, pressiona os demais atores do segmento e cativa consumidores.

Apesar do grande movimento de digitalização vivido no varejo alimentar nos últimos anos, torná-lo efetivamente viável dentro do negócio foi um grande marco em 2024. Entre idas e vindas de plataformas próprias de e-commerce, a logística sem dúvida é o “X” da questão. Então a associação a plataformas como Rappi, Ifood, entre outras, torna o contexto mais viável para atender ao consumidor, porém, com margens compartilhadas.

A boa notícia do ponto de vista tecnológico é que a Inteligência Artificial abriu uma nova janela de oportunidade para a evolução da eficiência operacional do negócio: controle de estoques, gerenciamento de perdas, escalas de funcionários, previsibilidade de compras, controle do consumo de “utilities” (água, luz, gás, etc), gestão das áreas de refrigeração e congelamento, personalização da experiência do consumidor e muito mais. Os negócios prontos para assumir a tecnologia conseguiram reverter os efeitos negativos gerados pela inflação.

O terceiro ponto são os movimentos sociais que conectam: sustentabilidade, saudabilidade e experiência. A consciência ambiental é crescente e a expectativa de obter mais visibilidade é imperativa. A boa notícia é que práticas sustentáveis geram mais eficiência para os negócios e, consequentemente, lucros. Assim, explode o movimento de utilização de energia por fontes renováveis e a demanda por aplicativos como “Food to Save”, que estimulam a comercialização de produtos ainda bons para o consumo, mas que seriam desperdiçados porque o consumidor típico os rejeitaria.

A saudabilidade é boa para o indivíduo e fundamental para mitigar os custos com saúde pública. Nesse caso, não é só o varejo alimentar manejar com qualidade a gestão da categoria de hortifrutigranjeiros. É abrir oportunidade para um novo perfil de produtos (orgânicos, plant based, zero). Dialogar com a grande e, especialmente, pequena indústria que abastece essa categoria, então, exige muita maturidade e um novo mindset negocial, já que os pequenos não estão prontos para fazer as contribuições da grande indústria para o negócio. E na grande indústria, essa é uma categoria em construção, portanto, exige mais flexibilidade e aposta dos dois lados.

Por fim, no bloco de consumidores, trazemos a experiência, cuja entrega tem a combinação de inúmeros elementos: curadoria, arquitetura, tecnologia, personalização e, principalmente, a conexão humana gerada pelo atendimento gentil e eficiente.

Para 2025 continuar perseguindo a evolução dos elementos anteriormente citados com o adicional de busca de novas formas de captação de receitas como o Retail Media, que tem o potencial de reposicionar o varejo alimentar como um eficiente centro de captação de dados para a indústria, pode trazer novo fôlego a sobrevivência de alguns. E, principalmente, acelerar o crescimento de outros.

NRF 2025

A NRF tradicionalmente nos brinda com cases de sucesso e muita tecnologia potencialmente aplicável no varejo alimentar. Claro, que nem tudo é totalmente viável para o mercado brasileiro. Mas muita coisa é. Como a segmentação de mercados étnicos (asiáticos, indianos, italianos etc), a ampliação das áreas de refeições prontas para consumo em loja ou to go, parcerias estratégicas com chefs como Buddy Valastro para assinatura de linhas de sobremesas uma iniciativa do Wallmart, entre outras.

No período de 8 a 15 de janeiro estarei em Nova York como curadora, mentora e membro da Delegação Gouvêa Experience. Vamos conhecer o novo formato de supermercado da Amazon, conferir os movimentos do Whole Foods, Eataly, Wegmans, além de formatos compactos e todo conteúdo do congresso.

Logo mais trago novidades!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Allos traz personagens lúdicos para encantar clientes no Natal

Próxima Postagem

Perdigão disponibiliza chatbot exclusivo para apoiar o consumidor no período de festas

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Perdigão disponibiliza chatbot exclusivo para apoiar o consumidor no período de festas

Perdigão disponibiliza chatbot exclusivo para apoiar o consumidor no período de festas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.