Nesse quinto episódio da série “gamificação funciona e traz resultados”, vou continuar explorando a grande relevância da gamificação como uma ferramenta potencial para o relacionamento, visibilidade e fidelização das marcas com os clientes.
As marcas buscam incessantemente inovar na forma de se comunicar e de se relacionar com os seus clientes. Para isso, buscam conhecer profundamente o seu cliente para entender o que faz sentido para ele para não desperdiçar esforços que não tenham relevância.
Conhecer profundamente o seu cliente, seus valores, seus hábitos, suas preferências e o que definitivamente não conecta com ele é fundamental para uma estratégia bem-sucedida. E aqui entra a gamificação!
Aí vão alguns tópicos para ilustrar melhor o uso e os ganhos para as marcas:
Engajamento: a gamificação traz uma conexão divertida, leve e oportuniza uma experiência de entretenimento o que atrai muito os clientes.
Viralização: experiências gamificadas costumam ter um alcance maior pelo teor do conteúdo e são especialmente virais pelo entretenimento, o que faz com que sejam mais citadas e lembradas nas redes sociais e atraiam novos clientes.
Fidelização: as estratégias de gamificação com recompensas são excelentes ferramentas de fidelização, porque elas exploram temas muito importantes como o aumento do ticket médio de compra, a frequência com que os clientes acessam as redes sociais da marca, as indicações para novos clientes, entre outras.
Storytelling: a gamificação normalmente tem um roteiro atrativo que conta uma história que conecta os clientes, e mais que isso, gera pertencimento pelo espelhamento de valores, cultura e propósitos que estão inseridos nesta história.
A gamificação como vimos, é uma ferramenta fantástica e deve estar associada a outras ações de marketing da marca para gerar a conexão e o resultado desejado.
As pessoas estão buscando se conectar com marcas que façam sentido e que estejam alinhadas com os seus valores e propósitos. E essa conexão e esse pertencimento que as marcas podem gerar nos clientes através de várias ações de marketing, incluindo a gamificação, é que vão transformar os clientes em amigos, influenciadores e consumidores das marcas.
Encontro vocês no nosso próximo episódio!
Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock