Detentor das marcas Oxxo e da Shell Select, o Grupo Nós adotou uma frota de caminhões elétricos para otimizar sua logística e reduzir as emissões de carbono. O projeto, desenvolvido em parceria com a EVolution Mobility, de locação de frotas elétricas, inclui uma solução de ponta a ponta: serão disponibilizados caminhões e infraestrutura de recarga.
Para iniciar a operação, o Grupo Nós lançou um projeto-piloto de entrega noturna com caminhões elétricos na região central de São Paulo, garantindo um abastecimento silencioso das lojas. Cada veículo deve realizar, ao menos, dois carregamentos por dia, e com essa frota estima-se uma redução de 175 toneladas de CO₂ por ano.
“A adoção dos veículos elétricos reforça nosso compromisso em buscar soluções inovadoras e mais sustentáveis para o varejo. Queremos garantir uma operação mais eficiente, econômica e ambientalmente responsável, beneficiando não apenas nossa empresa, mas também a sociedade como um todo”, afirma Eny Hsu, gerente de Logística do Grupo Nós.
Os caminhões elétricos seguirão as mesmas rotas utilizadas pelos modelos convencionais, mas com a vantagem de serem compatíveis com as dimensões exigidas para circulação em zonas de restrição urbana.
Além disso, a telemetria avançada permitirá monitoramento do consumo de energia, análise do comportamento dos motoristas e manutenção preditiva, assegurando mais segurança e eficiência para as operações logísticas da companhia.
“Atuamos desde o princípio com o nosso know-how para entender todas as particularidades da operação, com o objetivo de gerar um projeto mais produtivo e escalável. Foi realizada, além da locação dos veículos, toda a infraestrutura de recarga com um time de alta performance para otimizarmos ao máximo os resultados”, afirma o CEO da EVolution Mobility, Lucas Zanon.
Imagem: Divulgação