Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

Marcos Hirai de Marcos Hirai
3 de março de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Você já comprou algum artigo de móveis e decoração pela internet? Não? Bom, provavelmente ainda comprará. Pesquisa recente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) em parceria com a Konduto mostrou que o setor de móveis e decoração está entre os que mais cresceram no online no ano passado, com 23,61% de aumento.

O segmento como um todo movimenta estimados R$ 90 bilhões por ano no País. Desse total, apenas 8% se dão por meio de canais digitais. É um mercado muito pulverizado: os cinco maiores players respondem por apenas 13% das vendas, segundo a Euromonitor.

E a pandemia potencializou este mercado. O fato de os brasileiros estarem mais em casa por conta da reclusão social imposta pela Covid-19 naturalmente fez com que as famílias passassem a observar melhor o lar onde vivem.

Esse lustre poderia iluminar melhor? Essa cadeira não é nada confortável? Impossível assistir à televisão em um sofá tão duro? Está faltando um quadro naquela parede? Pois é. Questões como essas levaram milhões de brasileiros a fazerem alguma mudança na decoração e nos móveis de suas casas. A necessidade obrigou que varejistas de móveis e decoração se reinventassem para garantir a demanda, mesmo com as lojas físicas fechadas. Foi a hora e a vez do e-commerce do setor.

Alguns dos principais players deste mercado colhem agora os frutos deste momento favorável. O ano de 2021 já está marcado como o ano da consolidação das empresas que atuam neste segmento. Três grandes anúncios de investimentos entre janeiro e fevereiro agitam o setor.

Já no comecinho do ano, no dia 7 de janeiro, a startup curitibana de vendas de móveis pela internet MadeiraMadeira tornou-se o mais novo unicórnio brasileiro, com seu valor de mercado atingindo mais de US$ 1 bilhão com um aporte de US$ 190 milhões coliderado pelo fundo latino-americano do SoftBank e pelo Dynamo. Além deles, a série E de investimentos contou com aportes do Flybridge e Monashees, que já investiam na empresa.

No mês passado, no dia 5 de fevereiro, foi a vez da loja de móveis online Mobly. A companhia, controlada pelo grupo alemão Rocket Internet, levantou R$ 811,6 milhões com a estreia de suas ações na B3, a bolsa brasileira.

Completando o ciclo, no dia 9, a Westwing, plataforma de casa, decoração e lifestyle, que é referência no segmento com altos índices de engajamento em redes sociais, lançou seu IPO e conseguiu logo na sua estreia na bolsa levantar R$ 1,16 bilhão, um sucesso.

Outra gigante do setor com a maior rede de lojas físicas, a Tok&Stok também está preparando seu IPO, escolhendo o melhor momento do ano para lançar o seu, mas ainda sem previsão.

Curiosamente, todas essas operações digitais anunciaram que parte dos valores arrecadados será para custear a expansão por lojas físicas ou guide shops, como preferem chamar. A exemplo da varejista online de moda Amaro, que já utiliza esta estratégia há muitos anos para alavancar as vendas do seu portal de e-commerce.

As guide shops são lojas não têm estoque e não foram projetadas para o cliente ir retirar produtos comprados no e-commerce. A proposta dos espaços é oferecer ao consumidor uma experiência com parte do catálogo destas empresas, que está espalhado por diversos ambientes decorados. Caso o cliente se interesse por um móvel, pode fazer a compra online na própria loja, com ajuda dos vendedores.

É a melhor simbiose do online com o offline. Todas estas movimentações demostram o fôlego deste setor. Sem dúvida alguma, todos estes aportes provocarão uma revolução nos costumes do consumidor em comprar móveis e decoração, além de uma maior concentração de mercado. A batalha dos sofás está só começando!

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em Varejo Autônomo.
Imagem: Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Magazine Luiza compra VipCommerce, plataforma de e-commerce de supermercados

Próxima Postagem

São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar

São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.