A startup Take and Go planeja investir R$ 40 milhões em 2021 e chegar a 4 mil vending machines instaladas em condomínios residenciais no Brasil – atualmente, são mais de 500. A empresa oferece rótulos de cerveja gelada, 24 horas por dia, por meio de uma parceria com a Ambev. O objetivo é chegar a 2022 com um faturamento de R$ 200 milhões e 20 mil coolers e utilizar a tecnologia para a venda de outros produtos, como refrigerantes, carnes e sorvetes.
Operando desde maio de 2020, a Take and Go oferece uma geladeira de cerveja das marcas Ambev que pode ser instalada sem nenhum custo em condomínios, clubes ou qualquer estabelecimento, necessitando somente de uma tomada. A vending machine opera com Inteligência Artificial que, por meio de reconhecimento por imagem, identifica qual bebida está sendo retirada, fazendo com que o valor dela seja automaticamente debitado do cartão de crédito cadastrado no app.
O equipamento também é de fácil uso para o consumidor final. A cervejeira é destravada por meio de poucos cliques pela tela do smartphone, sem necessidade de se tocar em maquininhas de cartão de crédito ou ter dinheiro e moedas à mão. A câmara do celular “lê” um QR Code afixado na porta da geladeira. O sistema impede que a geladeira seja acionada por menores de 18 anos.
Hubs de negócios
Desde o começo da pandemia de Covid-19, os condomínios residenciais vêm se transformando em verdadeiros hubs de negócios. Com as regras de distanciamento e a restrição de circulação, o número de pessoas que passaram a ficar mais tempo dentro do próprio lar aumentou e a conveniência e a agilidade tornaram-se uma estratégia para estimular a relação de consumo dos condôminos.
A demanda por lojas de conveniência dentro de condomínios também está em alta e marcas como Nutricar, Market4U, Onii e VendPerto têm se espalhado pelo País. Até grandes redes de supermercado, como Carrefour e Hirota, passaram a apostar no modelo de lojas de conveniência autônomas. Não é por acaso: existem cerca de 400 mil condomínios pelo Brasil, sendo 75 mil somente na capital paulistana.
Em entrevista concedida recentemente ao portal Mercado&Consumo, o sócio-diretor da Nutricar, Bernardo Fernandes Pereira, disse que a ideia da empresa é ir, até, além dos condomínios. A Nutricar analisa projetos de expansão para clubes, academias e empresas que têm concessões de espaços públicos. Recebeu, ainda, duas propostas de duas grandes redes de hotéis e espera a retomada das viagens para expandir nessa área.
Imagens: Bigstock e Divulgação