Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Cinco tendências do varejo que vão perdurar no pós-pandemia

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
18 de agosto de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Cinco tendências do varejo que vão perdurar no pós-pandemia

Durante a pandemia, o varejo presenciou um cenário de demandas despencando e de portas fechadas em datas importantes para as vendas. Mesmo a intensa digitalização e os recordes registrados no e-commerce não foram suficientes para a recuperação plena do setor – embora o varejo brasileiro tenha crescido 1,2% em 2020 de acordo com o IBGE, foi o pior resultado dos quatro anos anteriores.

Varejistas de praticamente todos os tamanhos e segmentos tiveram de se adaptar e buscar opções para os desafios da crise. Não apenas eles, mas os consumidores também adquiriram novos hábitos e preferências – só não estava tão claro até que ponto e por quanto tempo eles iriam durar.

Com o avanço da vacinação e com alguns países já voltando a uma certa normalidade, é possível ter uma ideia mais clara do que o setor deve esperar nos próximos meses. Um recente estudo do BCG nos Estados Unidos fez um esforço nesse sentido e identificou as cinco tendências mais fortes para o varejo que devem perdurar mesmo com o fim da pandemia.

  1. A permanência do home office em diversos setores criou novas maneiras de se trabalhar e mudou a relação do consumidor com o seu entorno. Por isso, o varejo pode esperar clientes gastando mais tempo (e dinheiro) em atividades domésticas ou nos comércios próximos de suas casas.
  2. Com mais confiança dos consumidores em sair de casa e com a demanda reprimida acumulada durante as restrições, as compras tendem a aumentar com a melhora dos indicadores da pandemia. Porém, essa recuperação acontece em níveis e velocidades diferentes, a depender do segmento.
  3. O e-commerce cresceu muito em 2020 e vai continuar expandindo em níveis altos nos próximos anos, mesmo que as lojas físicas já estejam seguras e livres de restrições. As plataformas digitais se desenvolveram durante a crise e agora fazem um melhor atendimento de seus clientes. Há também uma leva de consumidores que chegou a esses canais por necessidade e que, por ter uma boa experiência, perdeu o medo da compra online e deve manter o hábito.
  4. A categoria de saúde e bem-estar entrou em evidência durante a pandemia. Os consumidores reconheceram a importância e o valor desses itens, portanto as vendas deles permanecerão altas mesmo anos após a pandemia. E em patamares superiores aos registrados antes dela.
  5. Parte da população está migrando das grandes cidades e metrópoles para áreas menos povoadas e mais afastadas. É um fator que obriga varejistas a reverem suas operações e analisar mais atentamente o comportamento desses clientes – como chegar aos consumidores dessas novas regiões? E como alcançar clientes que se mudaram e agora estão mais longe da sua loja?

É importante que os varejistas se atentem ao cenário em que estão inseridos e entendam que ele demanda novas habilidades. Analisar dados mais atentamente é uma delas, pois dá a capacidade de entender a mudança de comportamento do consumidor, seus novos desejos e necessidades e até enxergar oportunidades para atingir perfis que antes não estavam mapeados.

A partir dessa análise, é possível gerar valor de formas diferentes, criando uma experiência mais cômoda e intuitiva para o cliente, como um e-commerce responsivo e eficiente na operação online ou uma experiência mais segura e inovadora na loja física. É preciso, no entanto, manter a cautela e a gestão dos gastos na ponta do lápis (ou do sistema de gestão), pois já ficou provado – mais de uma vez – que o retorno à normalidade pode ser mais imprevisível do que parece.

Fernando Lunardini, diretor-executivo e sócio do Boston Consulting Group.
Imagem: Envato

Postagem anterior

Inovação impulsiona varejistas de crescimento mais rápido em 2020

Próxima Postagem

Pizza de transformação digital saindo do forno! Você já pediu a sua?

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Pizza de transformação digital saindo do forno! Você já pediu a sua?

Pizza de transformação digital saindo do forno! Você já pediu a sua?

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.