A varejista Renner e a plataforma digital Snapchat colocaram em prática um projeto voltado à tecnologia de Realidade Aumentada, não por acaso uma das principais tendências do varejo eletrônico de moda no mundo.
A iniciativa trouxe ao mercado brasileiro uma lente inovadora do Snapchat, conhecida como Try-On. Com ela, usuários da plataforma podem experimentar produtos da Renner. Inicialmente, três modelos de calçados estão disponíveis para a experiência digital, mas a ideia é ampliar em breve o número de produtos que podem ser experimentados via Realidade Aumentada.
Para ter acesso à tecnologia é necessário ter o Snapchat instalado no smartphone e a partir dele acessar a lente Try-On. Também é possível utilizar o recurso por QR Code. Os códigos foram espalhados por lojas da Renner, para onde os usuários devem apontar a câmera de seus celulares.
“Esse é apenas o primeiro passo em direção a uma realidade que otimiza a experiência presencial dos compradores, com oportunidades cada vez mais ‘touchless’. A Realidade Aumentada, com uma avançada tecnologia Try-On, conecta os Snapchatters às suas compras por meio de seus dispositivos móveis, tornando a experiência de compra incrivelmente fácil e relacionável”, diz Andre Joel, head de Parcerias de Vendas para a América Latina na Snap Inc..
Tecnologia em alta
Ainda de acordo com o executivo, mais de 200 milhões de pessoas utilizam o Snapchat diariamente e o número de usuários da tecnologia de Realidade Aumentada cresceu mais de 40% no primeiro trimestre de 2021, quase o dobro do crescimento de usuários ativos diários.
Embora tenha sido pioneira no Brasil, a Renner não é a única rede de varejo que decidiu recorrer às lentes do Snapchat para impulsionar a Realidade Aumentada nos hábitos de compras de seus clientes. Num processo acelerado pela pandemia e pela transformação digital sem precedentes dos últimos meses, um número crescente de marcas tem recorrido às lentes de Realidade Aumentada do Snapchat em diferentes países para oferecer experiências virtuais a seus consumidores.
Em um recente programa de teste com Realidade Aumentada, envolvendo mais de 30 marcas, usuários do Snapchat que experimentaram produtos via dispositivos móveis apresentaram probabilidade 2,4 vezes maior de comprá-los do que aqueles que tiveram experiências físicas. Para a empresa, o Brasil é um mercado relevante para a tecnologia de realidade aumentada, principalmente devido ao setor de varejo.
O alto potencial de uso da Realidade Aumentada nas relações de consumo foi aferido por pesquisa recente da Deloitte, segundo a qual 94% das pessoas esperam usar a tecnologia para fazer mais compras em 2022 do que este ano.
Outros produtos
No caso da Renner, além dos calçados, o objetivo é que as Lentes Try-On possam ser utilizadas em produtos como relógios, camisetas, óculos, bijuterias e maquiagens.
“Percebemos que o cenário imersivo está cada vez mais presente e temos avançado muito em tecnologias pioneiras para atender esta demanda. A parceria com o Snapchat nos permitiu criar uma nova experiência realista e inspiradora para o varejo de moda no Brasil, colocando o cliente no centro das inovações. E o modelo ‘phygital’ permite expressar nossa cumplicidade e conexão emocional despertando sensações e também conscientizando a população sobre sustentabilidade e sobre nossa estratégia de moda responsável”, completa Maria Cristina Merçon, diretora de Marketing Corporativo da Lojas Renner.
Outra parte da campanha da Renner em parceria com o Snapchat utiliza permite que os clientes tenham uma visão panorâmica em ambiente 3D de uma plantação de algodão orgânico. Neste caso, a ideia é destacar o compromisso da rede varejista com a sustentabilidade, aproximando o público do selo de moda responsável da marca, batizado de Selo Re.
Imagens: ShutterStock e Divulgação