A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, a TIM Brasil confirmou a chegada de seu novo CEO; a marca de sucos naturais Natural One, anunciou o novo CMO; e a Sodexo On-site passou a ter um novo vice-presidente de Service Operations.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes companhias nesta semana:
TIM
A TIM Brasil anunciou Alberto Griselli como novo CEO da empresa. Griselli soma mais de 20 anos de experiência no setor de telecomunicações e, desde julho de 2019, ocupava o cargo de CRO na própria TIM. Além do novo cargo, ele também foi indicado pelo Conselho de Administração como novo membro, função que será efetivada em assembleia geral de acionistas.
As duas novas funções de Griselli eram ocupadas por Pietro Labriola, que foi nomeado para a presidência-executiva da Telecom Itália. Labriola ficou no comando da TIM Brasil durante dois anos e oito meses, e apresentou resultados financeiros expressivos, assim como com ESG e operacionais. O ponto alto de sua passagem foi a vitória no leilão das frequências da tecnologia 5G.
“A TIM Brasil vive um momento especialmente decisivo de ampliação de seu protagonismo. A companhia está pronta – com um time coeso de gestores extremamente preparados -, para manter a alta performance em plena revolução do 5G, um marco de inovação para o país”, destacou o novo CEO.
Griselli é italiano e tem 52 anos. É graduado em engenharia elétrica pela Sapienza Universitá di Roma e tem FMBA pela Columbia University, de Nova York. Desde 2004 atua no Brasil, quando foi diretor-geral para Brasil e América Latina na consultoria Value Partners.
SODEXO
A Sodexo On-site confirmou a chegada de Tiago Poiani para o cargo de vice-presidente de Service Operations no Brasil. De acordo com a empresa, a missão principal de Poiani será estar mais próximo dos segmentos de negócio da companhia.
“Como parte dos meus objetivos, quero transformar a maneira como todas as áreas da Sodexo On-site nos enxergam já que Service Operations é chave para sustentar e fomentar o crescimento dos negócios, sendo responsável por viabilizar e otimizar os resultados da empresa. Por isso, devemos inovar e antecipar as demandas que vêm do mercado para garantir o atendimento adequado das nossas operações e o encantamento de nossos clientes”, disse Poiani.
Tiago é formado em engenharia de produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e tem MBA Executivo Internacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA). O executivo possui 19 anos de experiência na área de Suplly Chain e no desenvolvimento de times, produtos e serviços. Já passou por grandes empresas como Natura, Mars Pet Nutrition e L’Occitane.
Natural One
A marca de sucos 100% naturais Natural One confirmou a chegada de Gustavo Siemsen como novo Chief Marketing Officer (CMO). O executivo ficará responsável pelo marketing global, P&D, inovações e e-commerce e, de acordo com a empresa, chega em um momento-chave de crescimento e investimento em marketing.
“A Natural One é uma empresa que não para de crescer, nacional e internacionalmente. Estou muito animado em poder fazer parte da história desta Companhia que transforma o consumo de sucos saudáveis no país e que tem planos muito ambiciosos de se transformar em uma empresa brasileira presente no mundo todo”, destacou o novo CMO.
Siemsen já tem experiência no setor de bebidas saudáveis. Ele criou a empresa Gloops, de sucos gaseificados saudáveis. Além disso, durante seus 20 anos de carreira o executivo passou pelo marketing de empresas como o grupo Elma Chips, Pepsi, Ceras Johnson, Yahoo! e Grupo Iguatemi.
Infracommerce
A Infracommerce anunciou Ana Szasz como nova diretora de Marketing. Ela vai liderar temas estratégicos como iniciativas-chave, comunicação, branding, PR, entre outros. A executiva já acumula passagens por empresas de Produto e Tecnologia, caso da Rappi e Ebit Nielsen e também tem um passado em consultoria de comunicação estratégica.
Em paralelo, Ana também é conselheira de conteúdo do E-commerce Brasil. Ana é formada em administração pela Universidade de São Paulo (USP) e realizou um programa de gestão na KEDGE Business School, na França. Segundo a empresa, a chegada da nova profissional irá ajudar a reforçar o posicionamento da Infracommerce.
“Chego à Infracommerce, uma empresa que possui um ecossistema robusto e já reconhecido pelos clientes, com o desafio de impulsionar a nossa marca e consolidá-la no mercado digital global. Temos uma presença muito relevante com nossos clientes no Brasil e o objetivo é expandir e fortalecer a nossa exposição em outros horizontes”, ressaltou Ana.
Conquer
A Conquer , Escola de Negócios, confirmou a chegada de Cathyelle Barcelos Schroeder como head de sua nova unidade de negócios, que será totalmente voltada para pós-graduação. A executiva é formada em relações internacionais pela ESPM, tem mais de dez anos atuando no mercado corporativo e teve grande parte de sua carreira construída no Grupo Boticário, onde era diretora de Branding e Comunicação.
A chegada da executiva coincide com o objetivo da Conquer em dar continuidade ao crescimento da marca, que recentemente estreou no mercado de ensino superior. “O modelo de educação precisa evoluir e esse é o papel da Conquer, quebrar padrões tradicionais e mostrar o valor do ensino na prática, com uma metodologia que forma pessoas que nunca encontraram no ensino tradicional o que buscaram ao longo de toda sua formação”, apontou Cathyelle.
DialMyApp
A plataforma DialMyApp confirmou a contratação de Marcelo Ferreira para assumir a diretoria de varejo, saúde e novos negócios. O executivo vem da Vivo, onde atuou por 12 anos na área de cadeia de planejamento e atendimento aos clientes. Ele também passou pela All (América Latina Logística) na área comercial e rodoviária intermodal.
O principal desafio de Ferreira será garantir e dar continuidade na evolução e crescimento da DialMyApp, que já conta com mais de 263 milhões de dispositivos. Em 2021, a empresa cresceu mais de 200% e já gerou mais de 400 milhões de chamadas digitais.
“A DialMyApp tem apresentado um crescimento exponencial desde 2018, quando chegou ao Brasil. Me sinto honrado em fazer parte dessa equipe que transformou uma solução de interceptação visual de ligações em um dos pilares estratégicos da aceleração digital no Brasil”, ressaltou Ferreira.
WMcCann
Visando reforçar o setor de estratégia, A WMcCann anunciou a chegada de Marcus Freitas como novo diretor de estratégia. Sob a liderança de Renata Bokel, CSO da empresa, Marcus chega com a missão de agregar experiências aos propósitos da marca, unindo dados, criatividade e tecnologia.
“Estou muito feliz com a oportunidade de trabalhar com marcas consagradas, com uma verdade tão sólida, principalmente em um momento em que as relações entre as pessoas e as marcas têm mudado de maneira muito rápida”, comentou o novo diretor.
Marcus é formado em Comunicação Social pela ESPM e conta com mais de 25 anos de experiência. Ele já trabalhou para marcas como Gol Linhas Aéreas, Volkswagen, Audi, Guaraná, Antártica, Johnnie Walker, Brastemp, OMO, Seda, McDonald’s entre outras.
Imagens: Divulgação