Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Home office: 9 em cada 10 brasileiros querem seguir com esse modelo de trabalho

Conclusão é de estudo que foi realizado globalmente pela Sodexo em parceria com a Harris Interactive

Marcelo Audinino de Marcelo Audinino
7 de abril de 2022
no Destaque do dia, Gestão, Gestão de pessoas, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
home office

A pandemia e as restrições que surgiram como consequência dela exigiram adaptações da maior parte dos ambientes de trabalho. O home office virou rotina para bilhões de pessoas e caiu no gosto da maioria. Agora, com uma retomada gradual da normalidade, esta opção de jornada de trabalho e o modelo híbrido ganharam força entre os colaboradores.

Segundo o estudo “O futuro da vida no trabalho”, feito pela Sodexo em parceria com a Harris Interactive, 92% dos brasileiros entrevistados querem continuar no modelo home office. O índice é maior do que a média do restante do globo (81%). “A razão para isso é porque as pessoas descobriram nesses dois anos de pandemia que, ao trabalhar de casa, conquistaram mais qualidade de vida e aumentaram sua produtividade”, destaca o diretor de Marketing e Produtos da Sodexo, Renato Pelissaro.

A pesquisa também indicou os principais benefícios citados pelos entrevistados com o regime de home office, como evitar o transporte público (55%), sentir-se mais seguro (50%), ter menos estresse e cansaço (49%) e economizar tempo de deslocamento para passar mais momentos em família (45%).

Pelissaro também alerta para a visão das empresas sobre esse modelo de trabalho. “As empresas perceberam que com o home office os colaboradores passaram a ser mais produtivos, por isso, para as atividades possíveis, há uma forte tendência pelo trabalho em modelo híbrido”, finalizou.

E quem não aderir?

A melhor jornada neste momento de gradativa retomada ainda é uma incerteza para parte das empresas. Embora grande parte das companhias já tenha adotado a jornada flexível, ainda existem locais que não abrem mão do regime 100% presencial.

Neste contexto, é importante que as empresas fiquem atentas para não perder seus talentos e colaboradores. A pesquisa mostrou que a maior parte dos entrevistados considera uma eventual troca de emprego, optando por empresas com políticas mais flexíveis de jornada de trabalho e com benefícios que se estendem à família.

“Diante desta nova configuração no mundo do trabalho, é preciso que as companhias invistam na gestão centrada no colaborador, colocando as pessoas no centro de tudo o que fazem”, comenta Pelissaro.

Em relação aos benefícios, o levantamento mostrou que esse foi um dos tópicos mais citados pelos trabalhadores como fundamentais. No recorte brasileiro, o benefício que os colaboradores mais gostariam de receber é seguro de saúde, seguido da jornada flexível de trabalho e vouchers de refeições subsidiadas, cartão ou app.

Saúde mental e física

A preocupação com a saúde mental e física dos colaboradores ganhou espaço entre as prioridades das empresas nos últimos anos. Apesar disso, o estudo mostra que 30% dos entrevistados disseram não receber nenhum tipo de suporte de programas de saúde mental e 27%, de programas de bem-estar. A pesquisa apontou que 90% dos trabalhadores que afirmaram ter a saúde mental em condições piores tiveram sua produtividade afetada de maneira negativa.

Neste cenário, Pelissaro afirma que a empresa deve ter um papel ativo e exercer a função de agente de transformação que proporciona qualidade de vida. “Hoje é dever das companhias ofertarem benefícios que atendam o trabalhador em todas as suas necessidades, que vão desde às de saúde física e mental, como o auxílio psicológico e acesso à alimentação de qualidade, até incentivos direcionados ao home office a fim de manterem uma equipe saudável e colaborativa”, completa o diretor.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Transformação digital sem educação corporativa?

Próxima Postagem

Intel anuncia suspensão de todas as atividades na Rússia

Marcelo Audinino

Marcelo Audinino

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago
NRA Show

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice
NRA Show

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações
Economia

Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Intel anuncia suspensão de todas as atividades na Rússia

Intel anuncia suspensão de todas as atividades na Rússia

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.