Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As mutações estratégicas de Ambev, Vivo e Porto para Ecossistemas de Negócios

Momentum nº 961

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
18 de abril de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
As mutações estratégicas de Ambev, Vivo e Porto para Ecossistemas de Negócios

Quando Jorge Paulo Lemann, um empresário-ícone e exemplo de comportamento visionário no cenário mundial, declarou publicamente que algumas de suas empresas estavam atrasadas na corrida digital, a sinceridade causou espanto. Especialmente quando no seu portfólio estão empresas como Ab-InBev, Americanas, Burger King, Heinz e muitas mais.

Ele não se referia à tecnologia ou ferramentas digitais em uso por suas organizações, mas ao modelo de negócios praticado pelas empresas, em sua maioria líderes em seus segmentos, situação alcançada com estratégia, cultura, processos e práticas calcados no pensar tradicional, na qual a eficiência e os resultados vinham de alguns dogmas cultivados com fervor, envolvendo máxima eficácia, busca permanente de escala, controle rigoroso de custos e absoluto foco no desempenho e resultados.

O que também espanta é como essa percepção se converteu em ação e como os resultados dessa reflexão, tornada pública à época, geraram mutações estratégicas importantes nas empresas, como a Ambev tem implementado.

Com vendas em 2021 de R$ 72,85 bilhões e valor de mercado atual perto de R$ 240 bilhões, na Ambev essa mutação estratégica envolveu uma profunda transformação da visão de uma empresa focada na venda de bebidas para um milhão de clientes dos setores de bares, restaurantes, mercadinhos e redes de supermercados para um Ecossistema de Negócios. A empresa expandiu categorias de produtos e serviços oferecidos para seus clientes tradicionais e também evolui para um conceito mais abrangente e ambicioso envolvendo oferta de produtos e serviços, incluindo operação franqueada de bares e botecos, em conexão direta com consumidores finais.

As iniciativas envolveram a criação de uma plataforma para venda de bebidas, alimentos e serviços, próprios e inclusão de terceiros, tendo já como usuários empresas como BRF, M. Dias Branco, Mondelez, Pernod Ricard e Beam Suntory usando as conexões criadas para a venda de bebidas. Dentre os serviços, a inclusão de crédito e até energia renovável – mas isso deverá ser bastante ampliado no futuro.

Nas categorias de produtos, a amplitude é quase ilimitada, talvez só restrita aos concorrentes mais diretos, mais por opção desses concorrentes do que por definição interna.

Esse movimento estratégico é apoiado pelas duas plataformas criadas. A Bees, direcionada para bares e restaurantes, e a Zé Delivery, para consumidores finais, além da fintech Bees Bank, que já tem 250 mil contas digitais, ampliando os serviços financeiros passíveis de serem ofertados.

No caso da Vivo, controlada pela Telefônica, o movimento envolveu o reconhecimento no valor do ativo representado por perto de 100 milhões de clientes, pessoas físicas e jurídicas, para os quais a empresa só vendia serviços de telefonia no passado recente.

A Vivo tinha uma ativo intangível de valor muito superior ao que conseguia monetizar pela venda de serviços de comunicações convivendo muitas horas por dia com seus clientes, conhecendo, cobrando e podendo monitorar comportamentos, dentro de todas as regras da LGPD.

A empresa partiu para essa mutação estratégica quando se assumiu como um Ecossistema de Negócios e, como lógico, com forte predominância do tema digital, ampliou a oferta de produtos e serviços para além daqueles envolvendo telefonia celular, fibra, aparelhos e equipamentos de comunicação. Ao seu portfólio foram incorporados serviços ligados à educação e saúde e muito poderá e deverá ser incluído adiante, tirando proveito dessa conexão direta com seus clientes e multiplicando oportunidades para geração de negócios.

Mais recentemente esse movimento envolveu a criação de um fundo de Corporate Venture Capital com investimentos estimados em R$ 320 milhões nos próximos anos em startups que possam ser agregadas em fase mais madura.

Até então a Telefônica já vinha investindo em startups por meio da Wayra, hub de inovação do grupo e com um portfólio de 30 empresas no Brasil com investimentos totais realizados de R$ 25 milhões.

Esses movimentos serão geradores de oferta de novos produtos e serviços e se retroalimentarão em termos de amplitude, profundidade e atualidade de informações potencializando negócios entre os atualmente existentes e novas iniciativas.

Outro exemplo recente de mutação estratégica é o que envolve a Porto, antiga Porto Seguro, que além da mudança da marca se assume como um Ecossistema de Negócios e amplifica sua oferta de produtos e serviços para muito além dos propostos em sua visão tradicional de serviços financeiros e de saúde. Desta forma, tira proveito da conexão, relacionamento, conhecimento e proximidade com os clientes atendidos em suas plataformas para ampliar a oferta e multiplicar negócios.

Nos últimos anos em acordo recente com a Cosan criou uma joint venture batizada de Mobitech para atuar na área de mobilidade, evolução de sua plataforma Carro Fácil de assinatura de veículos.

Também comprou 74,6% da Atar, empresa de tecnologia bancária e serviços financeiros digitais, e anteriormente havia adquirido 50% da ConectCar e lançado a Tag Porto Seguro para uso em pedágios, estacionamentos e com potencial para avançar para muitas mais frentes.

Além de ter comprado no ano passado participação da Petlove, operação online no segmento pet e desenvolvido parceria com a Samsung para oferecer o Tech Fácil, plano de assinatura anual de smartphones que permite a troca por um aparelho novos todos os anos.

Em todos os casos é a mesma lógica que rege a transformação de uma empresa ao se redefinir com Ecossistema de Negócios, tendo como epicentro de tudo seus consumidores, pessoas jurídicas ou físicas, potencializando oportunidades pelo conhecimento, monitoramento, relacionamento, promoção e conexão direta por meio da integração de informações e seu uso de forma visionária para desenvolver oportunidades.

Essas mutações são todas inspiradas pelo que ocorreu inicialmente na China e também com as plataformas exponenciais no mundo ocidental e chegaram ao Brasil pelas iniciativas de varejistas tradicionais, como Magalu, Americanas, Via, Riachuelo, Carrefour e outros, reunidos no que nominamos Ecossistemas de Negócios Made in Brazil.

Mais recentemente outras organizações reveem a forma como usam seu ativo intangível do conhecimento, informação e conexão direta com consumidores e clientes e como se transformam cultural, estrutural e organizacionalmente para incorporarem o modelo de Ecossistemas de Negócios em toda sua dimensão.

Eis um tema que merece um profundo repensar estratégico que pode ser decisivo na redefinição dos negócios para o futuro.

Vale muito considerar.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Walmart expande piloto de entrega autônoma no Arizona

Próxima Postagem

Como utilizar dados para impulsionar as vendas no varejo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy
Varejo

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop
Varejo

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
Próxima Postagem
Como utilizar dados para impulsionar as vendas no varejo

Como utilizar dados para impulsionar as vendas no varejo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025
IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida

IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.