Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

NRF2017 – de gente pra gente

Alexandre van Beeck de Alexandre van Beeck
25 de janeiro de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos

Com o fim de mais uma NRF Big Show (o maior evento de varejo do mundo), fica evidente a força e o poder que emana das mãos dos consumidores.

Consumidores cada vez mais globalizados, conectados e digitalizados empurram o varejo e a indústria a buscarem por diferenciações além de seus produtos e serviços oferecidos até então.

O momento atual força as marcas a se manterem atraentes em um ambiente onde não faltam novas opções e ofertas, onde o acesso à tudo é facilitado pela tecnologia e novos entrantes e modelos de negócios viram de cabeça para baixo conceitos tradicionalmente vencedores.

Alguns pontos ficaram evidentes em diversas apresentações do evento, cases analisados e visitas a lojas que realizamos:

 

  • A tecnologia e a estratégia de integração de canais (omnichannel) não é uma escolha, é uma necessidade. Se o seu negócio não trabalha de maneira integrada e multicanal, está com os dias contados (e contando rápido);
  • Vender produto com preço bom não pode ser a proposição do seu negócio. Neste discurso, o e-commerce já ocupou o espaço, com toda força da sua conveniência.

 

Qual a saída?

O Propósito e os Valores das empresas tornam-se o elo fundamental para diferenciação e aproximação com seus consumidores e clientes. Para disseminar com propriedade o propósito do seu negócio e criar um verdadeiro motivo para o cliente visitar sua loja e considerar sua marca, uma experiência de compra memorável deve ser construída através das PESSOAS.

Tecnologia, produto, preço, em algum momento se tornam uma commodity, tudo igual, com baixa diferenciação entre concorrentes. A experiência desenvolvida através de PESSOAS, não.

Pessoas são únicas.

Através das PESSOAS que seu negócio tem contato com seu ativo mais precioso: seus clientes.

A importância e o cuidado de selecionar, treinar, capacitar e reconhecer cada um que faz parte dessa cadeia passa a ser o grande diferencial do varejo moderno. Com isso em mente, ao desenvolver um serviço excepcional, as pessoas (e o seu negócio) conseguem entregar uma experiência além da venda.

O consumidor moderno não quer ficar na fila, não quer perder tempo andando de lá pra cá, não tem paciência para lidar com vendedores despreparados. O cliente quer se sentir especial. Sentir que aquilo foi desenvolvido especialmente para ele e com a utilização das informações do seu comportamento captados e analisados, é possível ser mais assertivo nessa abordagem.

A experiência deve compartilhar os valores da empresa e seu propósito de maneira autêntica e emocional. O consumidor, desta forma,  cria uma identificação com essa proposta, desenvolvendo um sentimento de pertencimento.

Foram diversos os exemplos que encontramos durante essa imersão no negócio do varejo e consumo.

Nudie Jeans e Thrive Global foram excelentes exemplos de como traduzir seu propósito no modelo de negócio. Seja desenvolvendo produtos de moda com uma pegada de sustentabilidade e reuso, seja com uma curadoria de produtos e serviços para o bem estar no mundo moderno e conectado.

 

A nova loja da Nike no SOHO, traduziu com perfeição esse novo momento. A tecnologia está incorporada na loja como um facilitador das atividades e serviços propostos, permitindo, por exemplo, o reconhecimento de cada clientes com seu perfil de corrida no Nike Running ou recomendando até os melhores locais da cidade para o cliente praticar seu esporte preferido. Porém, nada acontece na loja sem os Experts da Marca, aqueles que antigamente chamávamos de vendedores. Experts em corrida, futebol, basquete, mas acima de tudo apaixonados genuinamente pela Nike. Ouvimos histórias sobre diversos modelos de tênis que da forma como foram contadas, recheadas de paixão e autenticidade, nos fizeram esquecer que aquilo é um simples produto feito de couro e borracha. Ao estimular a customização dos seus tênis, a empresa transforma o produto em algo único que aproxima a marca com a personalidade do seu cliente.

 

A Vitamin Shoppe transformou completamente seu negócio deixando de vender apenas suplementos, que qualquer loja pode oferecer, para ajudar seus clientes na sua ”jornada do bem estar”. A partir do entendimento mais profundo de seus consumidores, a transformação iniciou com revisão do seu propósito, traduzindo as lojas em um local de aprendizado e inspiração. Seus antigos vendedores, hoje são “entusiastas da saúde”, que tem como principais qualificações a paixão pela nutrição e bem estar.

Não foi à toa que ouvimos características humanas para direcionar as estratégias de negócio e definitivamente o varejo do futuro não fará parte de um episódio de um seriado de ficção científica.

De uma maneira geral a experiência no varejo está se tornando mais inspiracional, simples e conveniente, sempre se adequando as constantes mudanças das necessidades e desejos dos seus clientes.

Não se engane que ao batizar seus vendedores de ”experts” ou “entusiastas da saúde” a questão estará resolvida. A mudança deve partir da liderança interna na empresa, de dentro para fora, de forma genuína e alinhada com os seus objetivos estratégicos.

Bem vindo ao varejo de pessoas.

 


 

A GS&MD organiza uma série de eventos Pós NRF, os Retail Trends, com o extrato da síntese de todo o conhecimento acumulado nas visitas técnicas de nossos especialistas feitas durante 4 meses antes do evento e todas as inovações encontradas por lá, além da experiência adquirida na 106ª edição da NRF Retail Big Show. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

Postagem anterior

Seu negócio tem relevância?

Próxima Postagem

Shopping Center 3 realiza atividades para comemorar o aniversário de São Paulo

Alexandre van Beeck

Alexandre van Beeck

Alexandre van Beeck é fundador da BCK (Business, Client & Knowledge), boutique de estratégia de negócios focada no cliente por meio de dados e tecnologia.

Relacionados Posts

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização
Supermercados

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor
Inovação

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Próxima Postagem

Shopping Center 3 realiza atividades para comemorar o aniversário de São Paulo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.