A produtora de vegetais congelados Grano anunciou nesta semana a compra da Mr. Veggy, especializada na fabricação de alimentos à base de plantas. A Grano afirma que, assim, dá mais um passo em sua estratégia de diversificação do portfólio, posicionando-se como empresa especializada em produtos plant-based tanto para o foodservice quanto para o varejo.
Fundada em 2004, a Mr. Veggy conquistou, em 2021, o Tof Of Mind (30%) no segmento dos hambúrgueres/carnes, segundo a MindMiners. Os hambúrgueres vegetais, coxinha de jaca e o quibe de abóbora são os itens mais relevantes do portfólio.
Com o ingresso no portfólio da Grano, que já atua nacionalmente por meio de canais de distribuição diversos e uma operação extensa estruturada, a Mr. Veggy amplia seu potencial de escalabilidade.
“Queremos nos associar às novas plataformas de alimentação saudável, ampliando a oferta de produtos com qualidade e preço para o foodservice e B2C, utilizando nossa liderança no setor para impulsionar a evolução da Mr. Veggy. A Grano busca manter sua liderança na produção e comercialização de vegetais congelados”, declara o CEO da Grano, Fernando Giansante.
Mercado de alimentos veganos
Segundo relatório da Allied Market Research, o mercado global de alimentos veganos deve saltar de US$ 19,7 bilhões, registrados em 2020, para US$ 36,3 bilhões até 2030, superando a taxa de crescimento anual da indústria. Nesse cenário, a Grano prevê um crescimento de 30% em 2022, mesmo patamar dos últimos anos.
“Além do forte progresso orgânico, a Grano acelera a consolidação do setor por meio de aquisições sinérgicas com a operação atual”, reforça Pedro Louzada, conselheiro da Grano e vice-presidente na Arlon Latin America, fundo de private equity americano, investidor e acionista de referência da companhia.
Atualmente a empresa comercializa mais de 200 variações de vegetais entre os monoprodutos e suas combinações. Os brócolis congelados e os mixes de vegetais são os líderes. Entre os lançamentos mais recentes, estão o alho inteiro e picado congelado, além do arroz de couve-flor, um substituto para o carboidrato com baixo valor glicêmico, que passou a ser muito procurado e utilizado nos menus pelo foodservice.
“Nós sempre trabalhamos em prol da saúde e sentimos, nesse período pós-pandêmico, a crescente busca por alimentos funcionais que entreguem nutrição, aumentem a imunidade, o valor protéico e que ajudem o corpo a trabalhar melhor”, resume o diretor comercial e de marketing da Grano, Andre Magnavita.
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