Acostumado com picos de visitas em datas comemorativas, o e-commerce de lojas de produtos esportivos registrou uma alta significativa em maio, motivada pelo Dia das Mães. Após essa alta, o setor conseguiu se manter estável durante o mês junho, por conta do Dia dos Namorados, recebendo mais de 87 milhões de visitas.
Durante o mês de julho, o segmento não precisou de um evento comemorativo para manter os acessos, e ainda registrou um crescimento de 5,9% ante o mês anterior, totalizando 91,6 milhões de visitas. Desde novembro de 2021 que os e-commerces de lojas esportivas não apresentavam desempenhos tão bons. Os insights e os dados são da última edição do Relatório Setores do E-commerce, feito pela Conversion.
Neste setor, o acesso via aplicativos representa 14,2% do tráfego mensal, correspondendo a 13 milhões de acessos, em média. Já no quesito concorrência, a plataforma de e-commerce Netshoes soma 66% de todo o tráfego, fato que consolida a marca como principal player entre os aplicativos.
Quando o assunto são as lojas, a principal métrica levada em análise é o Share of Search, que aponta quais são os itens mais buscados pelos usuários na internet. Neste quesito, Nike, com 30%, e Adidas, com 16%, gigantes globais no segmento de produtos esportivos, monopolizam as buscas em mecanismo como o Google.
Ao analisar a categoria esportes de maneira ampla e considerando apenas acessos feitos via web, o levantamento apontou que 72,1% do Share of Trafic está concentrado em três players do mercado. A Netshoes detem o maior percentual, com 42,1% do total, seguida pela Centauro, com 17,5%, e na terceira colocação fica a Nike, com 12,5%.
Quando são acrescentados os dados de aplicativos android, a porcentagem de Share of Trafic destes três players aumenta para 74,2%, com a Netshoes mantendo a liderança também neste quesito.
Imagem: Shutterstock