Os bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos e celulares/tablets, são os preferidos dos brasileiros para a Black Friday. As categorias representam 59% e 57% da intenção de compras, segundo pesquisa sobre as expectativas do mercado e as tendências dos consumidores para a Black Friday e a Copa do Mundo feita pela Nielsen, em parceria com a Toluna, com cerca de duas mil pessoas entre os dias 6 e 21 de julho.
Na sequência do Top 5 aparecem vestuário (56%), notebooks (38%) e móveis em geral (26%). O estudo aponta que 62% costumam comprar nesta data, sendo que 58% destes têm entre 25 e 44 anos de idade e 53% são mulheres. O levantamento também sinaliza que 60% dos jovens entre 18 e 24 anos planejam comprar celulares e tablets.
“O último trimestre do ano – também conhecido como “super trimestre”, está cheio de eventos e para as marcas é importante entender como estas datas se relacionam e como vão impactar no comportamento do consumidor”, afirma Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil.
De acordo com a pesquisa, 50% dos entrevistados planeja adquirir produtos na Black Friday como preparação para o Mundial do Catar. Uma das principais conclusões é que as marcas têm espaço para influenciar em decisões de compra e que o caminho para isto é focar na adequação da mensagem para os consumidores, potencializando os resultados.
Desafio para as marcas
Apesar do crescimento da publicidade online, os brasileiros têm mais confiança em propagandas veiculadas em meios tradicionais: o tradicional boca a boca é tido como o mais confiável, com 91%, seguido por patrocínios em eventos esportivos (87%) e anúncios em jornais (85%), TVs (85%) e rádio (84%).
Porém, chamar a atenção dos consumidores durante a Copa será um desafio para as marcas, pois 56% dos que disseram não querer participar de ativações durante os jogos/eventos da Copa não se importam com publicidade, enquanto 22% não consideram os formatos atrativos. Publicidades que atrapalham a experiência (16%) e marcas que não se conectam (13%) são as razões apontadas para a falta de impacto do conteúdo publicitário em jogos.
Diversidade nas decisões de consumo
A comunidade LGBT+ consome mais nesta ocasião do que não membros. Por exemplo, enquanto neste grupo a intenção de compra de eletrodomésticos e dispositivos eletrônicos fica em 66% e 69% respectivamente, na população em geral estes números são de 61% e 60%.
O levantamento evidencia também a força das mulheres nos dois principais eventos comerciais do segundo semestre: elas representam metade dos respondentes que vão assistir a Copa, e mais de 40% delas afirmam serem fãs de futebol.
Além disso, 2 a cada 10 brasileiras consomem esportes online. A pesquisa indica ainda que 43% das mulheres estão se preparando para comprar nos períodos de Black Friday e Copa. Entre as categorias mais desejadas estão eletrodomésticos e roupas, com 61% ambas. Para efeitos de comparação, entre os homens estes números ficam em 44% e 41% respectivamente.
A pesquisa identificou relação próxima entre comprar na Black Friday e assistir futebol. De acordo com os dados, 87% das pessoas que costumam adquirir produtos nesta data gostam do esporte, sendo que 65% se consideram fãs, enquanto 22% são espectadores ocasionais. O estudo revela que 54% dos respondentes que vão fazer economias para a Black Friday são fãs de futebol. Além disso, 56% destas pessoas que estão juntando dinheiro para a data têm entre 2-4 salários-mínimos de renda.
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